São Paulo – As exportações de calçados brasileiros registraram queda em 2023 em comparação com 2022. De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (09) pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), foram vendidos ao exterior, no ano passado, 118,34 milhões de pares, ou 16,6% a menos do que em 2022. A receita foi 10,8% menor e somou US$ 1,16 bilhão. Na imagem acima, linha de produção de sapatos.
Em nota, a instituição atribuiu o desempenho à menor demanda de Europa e Estados Unidos, maiores clientes dos calçados do Brasil. Além disso, a Abicalçados afirma que a China retomou sua produção, o que elevou a concorrência internacional, assim como sinalizou “dificuldades nas exportações de calçados”.
“Os Estados Unidos, principal destino do calçado brasileiro no exterior, puxaram os números ainda mais para baixo. A queda para aquele mercado foi três vezes maior, em proporção, do que a queda das exportações em geral”, afirmou o presidente da Abicalçados, Haroldo Ferreira, no comunicado. Segundo os dados da instituição, os principais importadores de calçados brasileiros em 2023 foram Estados Unidos, Argentina, França, Equador e Paraguai.
Em dezembro, a Líbia apareceu no ranking da Abicalçados como 20º principal importador, o único país árabe da lista. Para a nação do Norte da África, foram exportados 72.481 pares, que resultaram em receita de US$ 730,2 mil, um aumento de 2.600% em receita e de 866% em volume sobre dezembro de 2022.
Ainda de acordo com os dados divulgados pela Abicalçados, no sentido contrário dessa corrente comercial, o Brasil importou US$ 442,7 milhões em receita e 28,3 milhões de pares em 2023, com aumento de 20,6% em valores e 9,8% em volume nas importações em comparação com 2022. Vietnã, Indonésia e China corresponderam a 80% do total de calçados que o Brasil importou.