São Paulo – As exportações brasileiras de couro somaram US$ 1 bilhão de janeiro a julho, um crescimento de 74% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (09) pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). A previsão da entidade é fechar o ano com vendas no valor de US$ 1,7 bilhão.
Segundo o presidente do CICB, Wolgang Goerlich, em nota divulgada pela entidade, apesar do crescimento das exportações no período, em julho as vendas tiveram queda de 13,3% em relação ao mês anterior. A queda foi reflexo dos problemas financeiros ocorridos nos mercados internacionais, principalmente na União Européia.
Para aumentar a participação da indústria brasileira no mercado externo, a entidade, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), vem trabalhando para diversificar mercados e aumentar a oferta de produtos mais sofisticados, com maior valor agregado. Atualmente, 90 países importam o couro brasileiro.

