Dubai – A diretoria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira se reuniu na manhã desta terça-feira (19) com o CEO da Dubai Exports, Saed Al Awadi, no Dubai World Trade Centre, em Dubai. A Dubai Exports é o órgão governamental que promove as exportações de empresas do emirado e o CEO contou que desde a primeira visita ao Brasil, em 2010, as vendas de produtos de Dubai ao País dobraram. A Dubai Exports costuma organizar viagens ao Brasil com delegações de empresários locais para buscar negócios.
“Visitamos cerca de seis cidades brasileiras pelo menos uma vez por ano, e este ano pretendemos levar 20 empresas”, informou Al Awadi. A Dubai Exports auxilia entre cinco e dez mil empresas do emirado a entrarem no mercado internacional. Há cerca de quatro anos o organismo abriu um escritório na cidade de São Paulo que auxilia as companhias na entrada no varejo brasileiro.
Estiveram presentes na reunião com Al Awadi, o presidente do Conselho de Administração da Câmara Árabe, Walid Yazigi, o vice-presidente de Relações Internacionais, Osmar Chohfi, o vice-presidente de Comércio Exterior, Ruy Cury, o diretor tesoreiro, Nahid Chicani, os diretores William Atui e Mohamad Abdouni Neto, além da gerente de relações governamentais da entidade, Fernanda Baltazar, e do chefe do escritório internacional da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo. A especialista do departamento de serviços de exportação da Dubai Exports para o Brasil, Zilda Rosa, também acompanhou a reunião.
Foram discutidas as relações entre o Brasil e o emirado, os Emirados Árabes Unidos e o Golfo Árabe. “Temos uma equipe diversificada, com pessoas de todo o mundo, assim como estamos diversificando cada vez mais nossa economia, não somos só petróleo, temos grandes investimentos em comércio, comunicação e logística”, disse Al Awadi.
“Já existe uma parceria entre a Dubai Exports e a Câmara Árabe, e hoje nós conversamos sobre maneiras de estreitar as relações e ampliar essa corrente de comércio entre o Brasil e os Emirados, que já é bastante significativa”, disse Osmar Chohfi para a ANBA.