Dubai – As exportações não petrolíferas de Dubai (incluindo as reexportações) cresceram 23% em 2009 na comparação com 2008. O montante exportado foi de 52,4 bilhões de dirhans (US$ 14,3 bilhões), contra 42,6 bilhões de dirhans (US$ 11,6 bilhões) no ano anterior. Nos últimos cinco anos houve crescimento de 47%.
Segundo Ahmed Butti Ahmed, presidente executivo da Corporação de Portos, Alfândega e Zonas Francas e diretor geral da Alfândega de Dubai, os principais produtos exportados foram metais preciosos e seus produtos, alimentos processados, plásticos e borracha. A participação dessas mercadorias na pauta foi de 87%.
Só os metais, pedras preciosas e seus produtos responderam por 63% das exportações. O setor encabeça a lista desde 2007.
Em segundo lugar vieram metais não preciosos, com 8% de participação, seguido de alimentos processados, com 7%, plásticos e produtos de borracha, com 5%, e produtos minerais in natura, com 4%.
O principal comprador de produtos de Dubai, pelo segundo ano consecutivo, foi a Índia, que adquiriu 40,6% das exportações do emirado. O segundo maior comprador foi a Suíça, com 16,6%, seguida pela Arábia Saudita (4%), Paquistão (3,3%) e Irã (2,8%).
*Tradução de Mark Ament

