São Paulo – As exportações de carne de frango do Brasil geraram receitas de US$ 604,9 milhões em janeiro. O valor é 34,1% maior que o obtido no mesmo mês de 2015. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (02) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Em volume, o Brasil embarcou 363,6 mil toneladas no último mês ao exterior, tanto de produtos in natura quanto processados. A quantidade exportada é superior em 14,8% aos embarques feitos no primeiro mês do último ano.
Segundo a ABPA, alguns países do Oriente Médio, Ásia e Europa ampliaram suas importações de produtos avícolas do Brasil no mês passado, o que, de acordo com a entidade, não é algo comum nesta época do ano.
“Iêmen e Catar foram os que mais cresceram e deram peso aos números”, apontou Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA, sobre os países árabes que tiveram maior destaque nas importações de frango brasileiro. “Estes países foram uma surpresa positiva”, avaliou. Segundo o executivo, as compras feitas por Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita ficaram abaixo da média histórica do mês.
Turra atribui o aumento geral das exportações de frango em janeiro às medidas tomadas pelo Brasil para evitar a gripe aviária, o que, segundo ele, favoreceu as vendas nacionais de aves. “Captamos sobre os [países] que perderam com a gripe aviária”, disse.
Em reais, as exportações de janeiro renderam R$ 1,933 bilhão, 5,8% a mais que janeiro do ano passado. Para este ano, entre as ações de promoção comercial da ABPA no exterior está a participação da entidade e suas empresas parceiras na Gulfood, maior feira de alimentos do Oriente Médio, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 26 de fevereiro a 02 de março.