São Paulo – O mês de julho terminou com recorde de exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados), alcançando a marca de 463,1 mil toneladas, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nesta quinta-feira (02). O número é 20,6% superior ao mês de julho do ano passado e o maior fluxo mensal de embarques já registrado na história do setor.
A retomada das exportações após o fim da greve do setor de transporte rodoviário de cargas e a normalização no fluxo de informações de comércio exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) resultaram no recorde. A receita mensal foi de US$ 711,6 milhões, um crescimento de 15,7% em relação a igual mês de 2017.
Em comunicado, o presidente da ABPA, Francisco Turra, afirmou que “o número de exportações em patamar recorde é consequência direta do restabelecimento dos níveis dos embarques nos portos após o fim dos bloqueios nas estradas, bem como da normalização do fluxo de dados no novo sistema de coleta de informações do Mdic”.
O acumulado de janeiro a julho foi de 2,3 milhões de toneladas exportadas, volume 8,2% menor que os embarques dos sete primeiros meses de 2017. A receita das vendas internacionais deste ano totalizou US$ 3,675 bilhões até julho, número 12,4% menor que no mesmo período do ano passado.