Isaura Daniel
São Paulo – Além de reunir mais de cem empresas prestadoras de serviços de exportação, a Transnacional, feira de logística e comércio exterior que começa no dia 18, em São Paulo, vai ser um espaço de aprendizado para quem pretende começar a vender no mercado internacional. Executivos de empresas brasileiras que conquistaram reconhecimento fora do país vão contar os seus cases durante o Fórum Transnacional, espaço de debates sobre exportação que ocorrerá paralelamente à feira.
A gerente de negócios internacionais da Bibi Calçados, Andréa Kohlrausch, por exemplo, vai relatar como a fábrica de Parobé, interior do Rio Grande do Sul, conseguiu se tornar uma marca conhecida fora do Brasil. A empresa exporta 25% da sua produção de 3,8 milhões pares/ano para 55 países. Todos os produtos chegam ao exterior com a marca Bibi.
O diretor comercial e de novos negócios da Expor Manequins, Marcos Andrade, também contará como a empresa se tornou a maior exportadora de manequins para vitrine no país. A Expor vende cerca de 30% da sua produção no mercado internacional e é fornecedora de grifes mundiais como a norte-americana Tommy Hilfiger.
Na lista de palestrantes estarão ainda outros executivos, como a diretora da Etel Interiores, Etel Carmona, falando sobre a exportação de produtos feitos com madeira obtida a partir de manejo sustentável da Amazônia, e o presidente da Wessel Carnes e Culinárias, István Wessel, que trabalhou em frigoríficos da Holanda, Alemanha e Estados Unidos.
Na edição da Transnacional do ano passado já ocorreram palestras semelhantes. De acordo com Ricardo Demasi, diretor comercial da feira, foi justamente o interesse dos visitantes de 2003 pelas palestras de representantes das empresas Marcopolo e da Havaianas, participantes dos painéis, que desenhou o perfil do Fórum deste ano.
Na pauta de assuntos do Fórum, porém, também estarão temas mais gerais como a influência dos acordos comerciais sobre os negócios das empresas privadas e a repercussão de acontecimentos da economia mundial sobre o mercado nacional. Haverá um total de oito painéis, além de um debate, coordenado pela jornalista Miriam Leitão, sobre os problemas de logística que as empresas exportadoras enfrentam.
Exposição
Tanto a exposição quanto os debates vão ocorrer no Transamérica Expo Center. A feira terá mais de 100 expositores, entre eles as maiores empresas de comércio exterior do Brasil, como Cisa, Coimex, SAB Company e Target Trade. A mostra será um espaço para empresas que trabalham com comércio exterior mostrarem seus produtos e serviços. Entre os expositores haverá desde bancos e segurados até portos e transportadoras internacionais.
A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) terá um estande no local com o objetivo de orientar possíveis interessados em travar negócios com os países árabes. Dois profissionais, um de comércio exterior e um de marketing, estarão na Transnacional para prestar informações aos empresários que queiram exportar para a região.
A entrada na feira é gratuita. Para participar como visitante, no entanto, é preciso ser convidado de algum expositor ou solicitar credencial à organização por meio do site da feira (abaixo). Já para participar do Fórum, que ocorrerá sempre pela tarde, a partir das 14 horas, é necessário pagar uma taxa de R$ 320. Os expositores e associados a câmaras de comércios que apóiam o evento pagam R$ 270.
Há desconto se forem feitas mais de cinco inscrições. Uma parte da arrecadação – 15% – será revertida para a organização não-governamental (Ong) Exportando Alegria.
Serviço
Transnacional 2004
Data: 18 a 20 de agosto
Horário: 13h às 21h
Local: Expo Transamérica
Endereço: av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo
Informações: +55 11 3849 3940
www.transnacional.com.br

