Isaura Daniel
São Paulo – Empresários brasileiros vão começar a discutir, na próxima quarta-feira (23), formas de manter em ascendência as exportações do Brasil. Cerca de três mil pessoas estarão reunidas para uma grande plenária sobre o tema até a sexta-feira (25) no Hotel Glória, no Rio de Janeiro, no 25º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex).
A principal discussão será a política brasileira de comércio exterior. As exportações brasileiras alcançaram US$ 96,4 bilhões no ano passado, com crescimento de 32% sobre o ano anterior. Neste ano elas devem alcançar US$ 117 bilhões. A grande dúvida dos exportadores, porém, é o desempenho do próximo ano.
De acordo com informações da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), que promove o Enaex, o encontro será uma oportunidade de diálogo entre empresários e governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, vão participar da abertura do fórum. Também o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, farão parte das discussões.
Ainda representantes do governo paulista e de outros órgãos federais, como a Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estarão no encontro. Segundo informações da AEB, serão discutidos os principais entraves ao crescimento das exportações, como a atual taxa cambial e as deficiências de infra-estrutura do país. De acordo com dados da AEB, o Brasil participou, no ano passado, com apenas pouco mais de 1% das vendas mundiais.
Os empresários vão entregar ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que participará da solenidade de encerramento do encontro, uma proposta de reforma cambial. O documento foi elaborado por várias entidades empresariais, com a liderança da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex).
O debate, cujo tema central é "Política de comércio exterior na abertura econômica: a competitividade como objetivo determinante", levantará algumas questões pontuais, como a necessidade de aumentar as exportações de serviços e de produtos de maior valor agregado. "Sem deixar de intensificar as vendas dos demais setores", diz o presidente da AEB, Benedicto Fonseca Moreira. Hoje, de acordo com a entidade, 77% das exportações brasileiras são de commodities.
"Sempre é preciso discutir novas metodologias de comércio internacional do ponto de vista fiscal, financeiro, tributário e de logística, novas ferramentas para aumentar o comércio. O comércio exterior é muito dinâmico", diz o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby. O presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr., vai participar da abertura do Enaex.
O encontro terá uma séria de palestras. O ministro Furlan vai falar sobre o futuro das exportações brasileiras em um painel na quinta-feira pela manhã. O secretário de Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, discursará sobre a burocracia como entrave à competitividade, também na quinta-feira, e o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Ivan Ramalho, abordará mecanismos de financiamento às exportações, na sexta-feira.
Estandes
Além das palestras, haverá um espaço destinado a instituições e empresas, no qual a Câmara de Comércio Árabe Brasileira terá um estande. De acordo com o vice-presidente de Marketing da Câmara Árabe, Rubens Hannun, o espaço servirá para dar informações sobre os países árabes, estreitar relações com os empresários, além de divulgar as oportunidades e os caminhos para exportar para a região. O estande da Câmara Árabe terá 16 metros quadrados.
Também instituições governamentais como o Banco do Brasil e a Apex, além de empresas privadas tais como Embraer, Banco Itaú, Bradesco e Vale do Rio Doce, terão estandes no Hotel Glória. O objetivo, de acordo com informações da AEB, é mostrar, neste espaço, o trabalho de quem já atua no comércio exterior, e também os serviços oferecidos pelas instituições e entidades na área.
25º Enaex
De 23 a 25 de novembro, a partir das 9h
Hotel Glória, no Rio de Janeiro
Site: www.enaex.com.br
Informações: +55 (21) 2544-0048 ou enaex@aeb.org.br

