Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – Os exportadores paranaenses são os primeiros a fazer parte do Brazil Export Guide, uma ferramenta eletrônica de divulgação de produtos e serviços que vai facilitar contatos e possibilitar a troca de informações e de conhecimento entre importadores e exportadores, criando novas oportunidades de negócios. As empresas exportadoras já podem se cadastrar gratuitamente no site www.brazilexportguide.com.br.
"Esta ferramenta vai ajudar os pequenos e médios empresários a serem conhecidos no mundo, uma vez que muitos não têm sites na internet e os que têm, não conseguem ser consultados por importadores estrangeiros", afirma o vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior, Ardisson Naim Akel. O portal começa a funcionar a partir da primeira quinzena de junho.
De acordo com o consultor de marketing e responsável pelo portal, Henrique Gaviolli, o fato de o Paraná ser pioneiro trará benefícios adicionais para as empresas localizadas no estado. "Quando os importadores acessarem as empresas, as paranaenses serão as primeiras a aparecer, pois foram cadastradas primeiramente". A meta é cadastrar onze mil empresas no primeiro ano, sendo duas mil paranaenses.
"O Portal Brazil Export Guide vem atender uma necessidade de muitos. O custo/benefício para o exportador é excelente. Para o importador significa muito mais conforto e agilidade na hora de encontrar uma empresa brasileira", diz Gaviolli.
O portal estará bem localizado nos principais sites de busca da internet como um link patrocinado no Google. "O link do Brazil Export aparecerá na primeira página de resultados do site de busca quando algum exportador pesquisar por alguma palavra-chave relacionada à importação/exportação brasileira e algum tipo de produto", comenta Gaviolli, afirmando que de cada dez pessoas que acessam a internet, seis a utilizam para a procura de produtos em sites de busca.
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná

