Da Emirates News Agency
Dubai (Emirados Árabes) – A demanda crescente por softwares nos países do Oriente Médio tem feito o setor de Tecnologia da Informação (TI) do Líbano crescer a taxas anuais de 10% a 20% nos últimos cinco anos.
"O forte desenvolvimento da área de TI no Oriente Médio elevou a demanda por softwares no Líbano, já que a região representa nossa maior base de clientes, em razão da proximidade geográfica e também dos preços competitivos", afirmou Jalal Fawaz, presidente da Professional Computer Association (PCA), companhia que dá suporte às empresas de tecnologia do Líbano.
A indústria de software do Líbano, que tem um valor de mercado estimado em US$ 165 milhões, será um dos temas da Gitex 2003, feira de TI que acontece de 19 a 23 de outubro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Participarão do evento 15 empresas libanesas.
"Este será nosso sexto ano consecutivo na Gitex", disse Fawaz. "A feira provou ser uma plataforma importante para mostrarmos nosso potencial. Acreditamos que nossa participação no evento deste ano irá abrir portas para os softwares libaneses, como resultado do trabalho que fazemos para usuários finais e também como resultado de alianças com fornecedores que procuram produtos inovadores para lançar na região".
Segundo o presidente da PCA, o setor planeja crescer ainda mais no Oriente Médio. "Estamos de olho no mercado promissor desses países, que estão vivendo um momento de expansão da TI".
O executivo disse que as empresas que participarão da Gitex pretendem usar a feira para estabelecer contatos especialmente com os países do Golfo. Isso porque esse bloco tem uma das taxas mais altas de penetração tecnológica do Oriente Médio. Os Emirados Árabes, por exemplo, que fazem parte do Golfo, são considerados a capital de TI dos países árabes.

