São Paulo – A Exposição de fotos “Taswir, a fotografia árabe contemporânea” terá seu lançamento na noite desta quinta-feira (28) no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A mostra promovida pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pelo do Instituto do Mundo Árabe (IMA), de Paris, traz 78 fotos de 14 artistas árabes, sendo que muitos deles expõem pela primeira vez na América Latina, e fica em cartaz até 28 de abril. O evento marca o Dia da Comunidade Árabe no Brasil, comemorado oficialmente em 25 de março, e os 74 anos da Liga dos Estados Árabes.
Na manhã desta quinta-feira, a ANBA conversou com Mario Chouery, responsável por levar as exposições do IMA a outros países. Segundo o franco-libanês, o que conecta as fotografias é o fato de trazerem o olhar da juventude do mundo árabe sobre a complexidade do mundo atual.
“Todas as fotos são de artistas de origem árabe da nova geração se expressando neste mundo complexo, e em sua maioria eles estão entre duas, três ou até quatro diferentes culturas e origens”, disse Chouery, que nasceu no Líbano e com 10 anos de idade foi morar na França.
Esta é a primeira vez que o instituto traz uma exposição para a América Latina. Segundo Chouery, o Brasil foi escolhido por ter uma das grandes diásporas árabes do mundo. “O mundo árabe sempre tem essa internacionalização, os artistas árabes estão conectados com o resto do mundo”, afirmou.
O produtor cultural disse estar contente por ter a exposição no Instituto Tomie Ohtake, que “é um instituto renomado com um alto nível de qualidade em suas mostras”. Chouery disse ainda que aprecia o investimento da Câmara Árabe Brasileira na cultura árabe. “O fato de tomarem tempo e dinheiro para conectar as pessoas ao mundo árabe pela arte é muito comovente”, colocou.
De acordo com Chouery, apesar de o IMA ser um instituto francês, ele tem uma relevância internacional. “Queremos contar com artistas líbano-brasileiros para as próximas exposições”, contou. O Instituto do Mundo Árabe foi projetado no fim dos anos 1970 pelo arquiteto francês Jean Nouvel, que criou também o Louvre Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A entidade fica no 5º distrito (5ème arrondissement), bairro mais antigo de Paris, às margens do Rio Sena e perto do Jardim Botânico. Conta com um museu com coleção permanente, exposições temporárias de temáticas diversas, simpósios, uma sala de concertos que tem programação de música árabe em gêneros variados, além de biblioteca, livraria e restaurante.
Chouery esteve na sede da Câmara Árabe junto com o fotógrafo Lazare Mohamed, que também falou à ANBA. O franco-argelino terá cinco fotos suas exibidas na mostra, todas tiradas em Tell Rifaat, cidade ao norte de Alepo, na Síria. “São fotos de uma série baseada em contos da Síria e do Líbano, histórias antigas, com imagens da vida real no país, mas que se conectam com os contos”, disse Mohamed. Uma das fotos de Mohamed na exposição é a que ilustra esta reportagem.
Serviço
Exposição: “Taswir, a fotografia árabe contemporânea”
Abertura: 28 de março, às 19h30, para convidados
Até 28 de abril de 2019, de terça a domingo, das 11 às 20 horas
Entrada franca
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201, Complexo Aché Cultural
Entrada pela Rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo, SP
Metrô mais próximo: estação Faria Lima, Linha 4 – Amarela
Tel.: (11) 2245-1900
Site: www.institutotomieohtake.org.br