São Paulo – Uma exposição de fotos que começa nesta quarta-feira (07) em Jounieh, no Líbano, vai mostrar os rostos e um pouco da vida de 40 brasileiras que vivem no país árabe. As imagens feitas do Norte ao Sul libanês trazem mulheres de idades variadas, que trabalham como executivas e dentistas, que cuidam de casa, que cozinham produtos para vender, que fazem ações sociais, que são drusas, muçulmanas, maronitas, espíritas e católicas.
As fotos são do libanês Hassan Ammar e o projeto é da brasileira Viviane Carvalho, que mora na nação árabe há dois anos. De acordo com Carvalho, a ideia é desmistificar a imagem de que as mulheres sofrem no Líbano. “Não estou dizendo que isso não existe, mas sim que existe um outro lado”, afirma a brasileira. O objetivo é mostrar em solo libanês mulheres brasileiras completas, íntegras, felizes e que buscam sua independência.
A idealizadora da mostra afirma que sempre se fala da diáspora libanesa no Brasil e o objetivo é abordar o inverso, a comunidade brasileira no Líbano. Outra meta é apresentar, pelas fotos, as belezas do Líbano. Algumas das mulheres que compõem a exposição foram fotografadas em meio a paisagens e locais libaneses e outras em seus ambientes cotidianos, como o trabalho. Elas são de diversas regiões, desde o Vale do Bekaa até a capital, Beirute.
Carvalho afirma que a exposição “Mulheres Brasileiras no Líbano” traz um pequeno percentual da comunidade brasileira no Líbano, formada por cerca de 15 mil pessoas. Entre as fotografadas estão Jehan Osman, descendente de libaneses nascida na cidade paranaense de Foz do Iguaçu. Formada em Hotelaria e Turismo e mãe de trigêmeas, no Líbano ela abriu uma brigaderia gourmet em casa, a Sweet B.
Idealizadora e fotógrafo
Brasiliense formada em Engenharia Civil, Viviane Carvalho é fundadora da revista online Connection Beirut, que mantém juntamente com outra brasileira, Gabrielle Soares Nakhoul. O fotógrafo, Ammar, é casado com uma brasileira e trabalha na agência de notícias AP.
A mostra poderá ser vista até a sexta-feira, dia 9 de dezembro, no Museu de Arqueologia da Universidade Saint-Esprit (Usek). O projeto tem apoio do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Usek, por meio do seu diretor Roberto Khatlab, e da Pró-Reitoria de Assuntos Culturais da mesma instituição, por meio da pró-reitora Hoda Matar Nehme.
Carvalho tem intenção de apresentar as fotos também em outras exposições, no Brasil e Líbano. Já há conversas com o Instituto Cultural Brasil-Líbano, cuja sede fica na capital fluminense, para montá-la no Rio de Janeiro. Ainda não há data prevista.
Serviço
Exposição de fotos “Mulheres Brasileiras no Líbano”
De 07 a 09 de dezembro de 2016
Abertura dia 7 às 19 horas
Museu de Arqueologia da Usek
Bairro Kaslik, em Jounieh, no Líbano
Visitação gratuita
Mais informações: +961 960-0114 ou events@usek.edu.lb


