São Paulo – Uma exposição de fotos será aberta na próxima segunda-feira (5) no Centro Cultural Brasil-Líbano, em Beirute, para mostrar como vivem algumas mulheres no Líbano, entre elas as brasileiras que moram no país. Serão apresentadas 27 imagens feitas pelo fotógrafo libanês Hassan Ammar sob o título “A arte de ser mulher no Líbano”. O chanceler brasileiro Aloysio Nunes, que está em viagem oficial pelo Oriente Médio, vai inaugurar a exposição.
<
As fotos estamparão mulheres em protestos, mulheres em desfiles, mulheres em campos no Vale do Beeka, entre outras situações. A idealizadora e curadora é a brasileira Viviane Carvalho, que foi quem convidou Ammar para integrar o projeto.
Primeiro foram fotografadas mulheres brasileiras, de diferentes religiões, e vivendo em regiões diversas no país árabe. Estas imagens resultaram em uma exposição anterior “Mulheres Brasileiras no Líbano”. Da mostra que será aberta fazem parte algumas destas imagens, mas também foram incorporadas fotos feitas por Ammar de mulheres em geral pelo país árabe.
O Centro Cultural Brasil-Líbano, onde ocorrerá a exposição, é um braço da Embaixada do Brasil no Líbano. O chefe do Setor Cultural e Educacional da Embaixada, Thiago Oliveira, afirma que as fotos apresentam as mulheres em posição de coragem e força.
“É um projeto importante que retrata as mulheres brasileiras, dá visibilidade e coloca em evidência a comunidade brasileira e a contribuição que ela dá ao Líbano”, afirmou Oliveira. Segundo ele, as fotos não mostram o clichê do que as pessoas esperam ver nas mulheres em um país árabe. “Mostram que apesar das dificuldades, há condições de superação”, diz Oliveira.
A curadora, Viviane Carvalho, natural de Brasília, é engenheira civil e mestre em Administração Pública. Ela mora atualmente no Líbano, onde criou a revista eletrônica “Connection Beirut” e atua em projetos voltados para a comunidade brasileira local.
O fotógrafo Ammar trabalha para a Associated Press (AP) desde 2008 e já fez parte da equipe da Agence France Presse (AFP) e do jornal A’Safir. Ele cobriu com registro fotográfico conflitos no Irã, Iraque e no Líbano, além de manifestações populares na Líbia, Bahrein e Egito. Ammar também fotografou eventos esportivos, entre eles a Copa do Mundo de 2014, que ocorreu no Brasil, e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
A exposição “A arte de ser mulher no Líbano” faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que é celebrado em 8 de março. A inauguração da mostra será no dia 5 de março no final da tarde, para um público restrito, e será aberta para visitação geral no dia 6 de março, no horário de funcionamento do Centro Cultural Brasil-Líbano, das 10h às 20h. Ela seguirá até o dia 19 de março.
Além de inaugurar a exposição de fotos, o chanceler Aloysio Nunes terá um encontro com a comunidade brasileira do Líbano na mesma oportunidade no Centro Cultural Brasil Líbano. Na ocasião ele também entregará diplomas para seis alunos que concluíram todos os estágios do curso de português oferecido pelo centro. No mesmo dia será distribuída uma cartilha orientando brasileiros sobre como empreender no Líbano, tema que será motivo de uma palestra mais adiante.
Serviço:
Exposição de fotos
“A arte de ser mulher no Líbano”
De 5 a 19 de março de 2018 (visitação a partir de 6 de março)
No Centro Cultural Brasil Líbano
Das 10h às 20h
Entrada gratuita



