São Paulo – Os setenta anos da primeira visita de um chefe de estado libanês ao Brasil serão celebrados em exposição no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, entre 01 e 10 de outubro. De acordo com a Associação Cultural Brasil-Líbano, a mostra será formada por fotos da época da visita de Camille Chamoun ao País, pela projeção de um vídeo sobre o tema e reprodução de documentos referentes à passagem do mandatário libanês.
A inauguração da exposição será realizada em 24 de setembro. Na ocasião, também serão lançados um selo postal e um carimbo comemorativo dos Correios em alusão à visita de Chamoun.
Laços de amizade com o Líbano
Camille Chamoun foi presidente do Líbano entre 1952 e 1958. Visitou São Paulo em 1954 em razão das celebrações do quarto centenário da cidade, quando foram inaugurados avenidas, monumentos e cartões postais paulistanos. Segundo a Associação Cultural Brasil-Líbano, durante sua visita os consulados do Brasil e do Líbano foram elevados à categoria de embaixadas e foi assinado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os dois países.
Antes de assumir a presidência do Líbano, Chamoun foi ministro da Fazenda no primeiro governo libanês após a independência, em 1943. Atuou como ministro junto aos governos aliados, em Londres, em 1945, e foi delegado do Líbano nas Assembleias Gerais das Nações Unidas. Fundou o Partido Nacional Liberal e apoiou e presidiu a criação da Frente Libanesa, durante a Guerra Civil (1975-1990). Morreu em 1987 em Beirute, no Líbano.
Serviço:
Exposição “Líbano: a histórica visita de Camille Chamoun ao Brasil”
Foyer do Teatro do Clube Atlético Monte Líbano, Avenida República do Líbano, 2.267, Moema, São Paulo, SP
De 1 a 10 de outubro, entrada gratuita.
Mais informações: brasil.libano@gmail.com
Leia também:
Cineasta fará documentário sobre brasileiros no Líbano