Geovana Pagel
São Paulo – Lápis, canetas, borrachas, corretores, marcadores, colas e réguas são os principais produtos fabricados pela Faber-Castell do Brasil, empresa de origem alemã presente no país desde 1930 e que exporta para o mercado árabe há mais de 20 anos.
As vendas de material escolar para Bahrein, Kuwait, Líbano, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Iêmen e Marrocos são feitas diretamente pela unidade brasileira, que mantém representantes e distribuidores em todos estes países. Outros mercados árabes, como o Egito e a Jordânia, também compram produtos fabricados no Brasil, porém, por intermédio da matriz da companhia na Alemanha.
"O mundo árabe é considerado um importante mercado potencial em função do grande crescimento populacional e principalmente pelo aumento da renda per capita", afirmou Nicolau Jamil Candalaft, gerente da divisão de exportação da empresa.
Hoje as vendas diretas para os países árabes representam 5% das exportações da Faber-Castell do Brasil. Ao todo, 45% do faturamento da companhia vem das exportações. Em 2003 ela teve um faturamento de R$ 300 milhões.
A América Latina e os Estados Unidos são os principais mercados de destino das exportações da subsidiária brasileira, que envia seus produtos para mais de cem países ao redor do mundo.
"Para incentivar as vendas externas e traçar metas para a conquista de novos mercados, a empresa costuma reunir representantes de todas as suas subsidiárias em feiras internacionais do setor, como a Paper World, que acontece anualmente na Alemanha", disse Candalaft.
Maior fábrica de lápis do mundo
A unidade industrial que a empresa mantém em São Carlos (SP), no interior de São Paulo, é considerada a maior fábrica de lápis do mundo e emprega 2 mil pessoas. Ela produz 1,5 bilhões de lápis por ano, mas sua lista de produtos tem mais de mil itens.
Para abastecer a fábrica em São Carlos, a Faber-Castell conta com uma área total de 9 mil hectares de área plantada com árvores no município de Prata, em Minas Gerais, distribuídos em 10 parques florestais. Atualmente, a empresa planta mais árvores do que utiliza, por isso também contribui para o reflorestamento.
Fundada em 1761, na cidade de Stein, no sul da Alemanha, a Faber-Castell chegou ao Brasil na década de 1930, com a compra de uma pequena fábrica de lápis no interior de São Paulo. Hoje a companhia detém praticamente todo o mercado nacional de lápis. No mercado de canetas, a Faber-Castell só não é líder em canetas esferográficas, mantendo a liderança se for considerado o faturamento com todos os tipos de canetas.
Além da Alemanha e do Brasil, existem fábricas do grupo na Áustria, Peru, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Malásia, Indonésia, China, Índia e Austrália.
Contato
Faber-Castell
Telefone: +55 (16) 3373-1120
E-mail: jamil.candalaft@faber-castell.com.br

