São Paulo – A cantora de samba brasileira Fabiana Cozza fará um concerto na Biblioteca Nacional do Reino do Marrocos, em Rabat, na próxima quarta-feira (03), às 20 horas. Será a primeira vez que a cantora se apresentará no país árabe, que fica no Norte da África.
“Sempre quis conhecer o Marrocos levada pelas mãos da música, meu lugar de entendimento no mundo, uma linguagem tão sensível que é capaz de aproximar a todos. Estou muito feliz e espero que o povo de Rabat possa nos prestigiar”, disse Fabiana à ANBA em entrevista por e-mail.
O show terá canções gravadas ao longo dos 20 anos de carreira da brasileira, principalmente as do CD Partir, de 2015. O álbum explora poéticas negras afro-brasileiras na sonoridade, na poesia, nos ritmos, dialogando com países africanos como Angola e Cabo Verde, de acordo com Fabiana.
O concerto será quase todo em português, mas Fabiana também fará interpretações em francês e em iorubá, idioma falado por alguns povos africanos. “Faz menção ao universo sagrado afro-brasileiro”, afirma Fabiana sobre o iorubá.
A iniciativa deve atrair brasileiros e estrangeiros que moram no país árabe e os marroquinos. “Meu canto e o meu abraço serão compartilhados com todos os que vierem”, afirma Fabiana. O evento é promovido pela Embaixada do Brasil em Rabat, que foi quem fez o convite à cantora.
A sambista conta que fez muitos shows pela Europa nos últimos anos, mas que a última visita ao continente africano foi em dezembro de 2016, a convite das embaixadas brasileiras em Moçambique e Cabo Verde.
Fabiana está entre as mais respeitadas intérpretes da música brasileira contemporânea e integra o time de nomes dos melhores cantores de samba do País na atualidade. Ela é filha do compositor e puxador de samba da escola Camisa Verde e Branco, agremiação do carnaval paulistano, Oswaldo dos Santos.
O seu primeiro álbum, “O samba é meu dom”, foi lançado em 2004. A cantora tem cinco CDs e dois DVDs gravados e se prepara para gravar mais um, sobre Dona Ivone Lara, considerada a dama do samba brasileiro, falecida este ano. Ela deve gravar quando voltar do Marrocos.
Fabiana já cantou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Elza Soares, João Bosco, Leci Brandão, Emicida e Rappin Hood. No exterior, fez trabalhos com artistas como o saxofonista japonês Sadao Watanabe, o compositor e produtor Kepa Junkera e o trompetista cubano Julio Padrón. Fabiana ganhou o prêmio de Melhor Cantora de Samba da Música Brasileira em 2012.
O concerto no Marrocos ocorre no Auditório da Biblioteca Nacional e tem entrada gratuita, mas há limite de vagas. A embaixada teve a colaboração de Asment Temara, Royal Air Marrocos, Riyadh Dar el Kebira Salam e Havaianas para realizar o evento.
Serviço:
Concerto de Fabiana Cozza no Marrocos
Dia 03 de outubro, quarta-feira, das 20h às 21h30 (horário local)
Auditório da Biblioteca Nacional do Reino de Marrocos
Avenida Ibn Khaldoun, Agdal – Rabat
Entrada gratuita (vagas limitadas)
Mais informações aqui