Alexandre Rocha
São Paulo – A Tritec Motors, fábrica de motores instalada em Campo Largo, no Paraná, está aberta para atender novos mercados. Estão na mira os da Índia, Estados Unidos e do Brasil. O leitor pode se perguntar: Do Brasil? Mas a Tritec não é uma companhia brasileira?
A questão é que, apesar de funcionar a 25 quilômetros de Curitiba, ela foi criada em 1996 por uma joint-venture firmada entre a alemã BMW e a norte-americana Chrysler, com o objetivo de produzir motores somente para exportação, principalmente para equipar os carros fabricados pelas duas grandes multinacionais.
E é o que vem fazendo até hoje, mas quer ir além, e já começou a pôr em prática o novo projeto. No ano passado, por exemplo, vendeu propulsores para a chinesa Chery, que equipam o sedan Chery A 15.
Veículos mais famosos que este usam os motores Tritec, como a família Mini (Mini One, Mini Cooper e Mini Cooper S), aqueles simpáticos carrinhos ingleses, hoje fabricados pela BMW em Oxford (Reino Unido), além do Chrysler PT Cruiser, montado no México (leia mais sobre os carros nos links abaixo).
No Brasil, existe a possibilidade da “mini-montadora” carioca Óbvio! usar motores Tritec em seus modelos genuinamente nacionais, conforme a ANBA noticiou e dezembro passado. No entanto, a diretoria da empresa paranaense, por enquanto, limita-se a informar que a fábrica ainda não tem negócios no Brasil.
“Nós continuamos a enviar nossos motores exclusivamente para o mercado externo”, informou a gerência de comunicação da companhia. Mas ela admite: “Os novos mercados que estão sendo prospectados são, principalmente, o Brasil, Índia e Estados Unidos.”
Além disso, a diretoria da empresa acrescenta que dois dos motivos para a escolha do Brasil como sede da Tritec foram o forte potencial de crescimento do país e o fato dele ter um dos maiores mercados consumidores de carros do mundo.
Propulsores
A Tritec produz três motores diferentes, todos com quatro cilindros e 16 válvulas: Um 1.4 litros que produz 75 cavalos de potência, um 1.6 litros de 114 cv e, por fim, o 1.6 litros “supercharged” de 163 cavalos.
Segundo informações do site da empresa na internet, a Tritec nasceu da necessidade da BMW e da Chrysler produzirem um motor “pequeno, de menor consumo e de alta qualidade” e a construção independente de fábricas próprias “demandariam enormes investimentos”.
Isso não quer dizer, porém, que as duas montadoras investiram pouco. De acordo com informações da Tritec, foram aplicados US$ 500 milhões na criação da joint-venture, meio a meio para cada uma das partes.
Mas que outros fatores motivaram a escolha do Brasil como sede? De acordo com a diretoria da empresa, a conta é simples: Mão-de-obra barata, porém qualificada, uma indústria bem desenvolvida, disponibilidade de matéria-prima e uma infra-estrutura de exportação adequada. De acordo com dados da empresa, o índice de nacionalização dos motores é de 75%.
Produção
Não é de se estranhar que a Tritec esteja em busca de novos mercados. No ano passado, ela produziu 196 mil motores e, em 2004, prevê fabricar cerca de 200 mil. No entanto, a capacidade total de produção é de 300 mil motores por ano e, com “investimentos pequenos”, ela pode ser ampliada para 350 mil.
Outro fator para a procura de novos mercados, segundo reportagem publicada em fevereiro pelo jornal O Estado de S. Paulo, é que o fornecimento de motores para a família Mini poderá se encerrar em 2007, quando a BMW pretende passar a utilizar um novo propulsor. De acordo com a matéria do Estadão, a produção da Tritec cresceu 16% no ano passado, justamente por causa do sucesso de vendas do carrinho fabricado na Inglaterra.
Outra variável que surgiu no caminho da companhia paranaense foi a fusão da Chrysler com a Mercedes-Benz, que criou a Daimler-Chrysler. Como bem se sabe, a Mercedes é concorrente direta da BMW em praticamente todos os mercados. A diretoria da Tritec, porém, não se manifesta sobre o assunto, diz que ele deve ser tratado junto ao quartel general da Daimler-Chrysler em Detroit (EUA).
Por aqui, a Daimler-Chrysler do Brasil informa que o fato de a BMW e a Mercedes serem concorrentes não é empecilho para a joint-venture e que a união das duas companhias só soma.
Enquanto isso, a Tritec apresenta seus números. Exportou o equivalente a US$ 258 milhões no ano passado, o que representa todo o seu faturamento, já que, pelo menos por enquanto, sua receita vem exclusivamente das exportações. Para 2004, a diretoria espera um faturamento “um pouco maior” do que o de 2003.
A fábrica emprega 460 funcionários e ocupa um terreno de 1,27 milhão de metros quadrados, com 40 mil metros quadrados de área construída.
Contato
Tritec – 55 41 391-4500
www.tritecmotors.com.br

