Geovana Pagel
São Paulo – A Democrata Calçados projeta crescimento de 50% nas exportações para os países árabes em 2004. No ano passado, a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Jordânia compraram 42 mil pares de sapatos da indústria de Franca, em São Paulo, o que correspondeu a aproximadamente US$ 1 milhão.
Do total de pares exportados para os árabes, 70% foram enviados com a marca Democrata, o que demonstra uma boa aceitação do nome na região. Atualmente, cerca de 25% da produção anual da empresa é destinada ao mercado internacional. Os países árabes já representam quase 10% do volume total exportado.
De acordo com a gerente de exportação, Andréa Rinaldi, o primeiro contato com os países árabes ocorreu na feira Couromoda 2003. Na edição deste ano, a empresa recebeu a visita de representantes do Líbano e Omã, que devem iniciar as importações em breve. "Nós buscamos formar parcerias de exclusividade com distribuidores locais.", explica a gerente.
Segundo ela, os árabes costumam comprar sapatos clássicos e casuais, com modelos bastante diversificados nos dois estilos. As cores são predominantemente preto, café e bronze (mais escuras).
Quanto a exigências específicas, os árabes seguem a tendência dos demais importadores. "Vários países têm exigências e particularidades, entre elas: etiquetas com códigos de barras no padrão internacional, para facilitar o controle, certificados de origem, padrão de qualidade, entre outros", exemplifica.
A busca de novos mercados
Rinaldi afirma que a Democrata está interessada em continuar a prospecção de novos mercados no Oriente Médio, Norte da África, China e Japão. "Até o final de 2005 a meta da empresa é aumentar de 42 para 60 países importadores", comenta.
Como estratégia para aumentar as vendas externas, a empresa aposta na participação em feiras internacionais do setor como a de Milão, na Itália, que acontece nos meses de março e setembro.
Sobre a Democrata
A Democrata Calçados é uma das maiores marcas de calçados masculinos em couro do Brasil. Conta com três unidades de produção, duas em Franca (SP) e uma em Camocim, no Ceará, que fabricam diariamente cerca de 8.000 pares de sapatos, em mais de 50 linhas diferentes, e geram 1.200 empregos diretos.
Além de atuar no mercado nacional, a Democrata exporta para países da Europa, América Latina, Oriente Médio, Estados Unidos e México. Atualmente, cerca de 25% da produção anual é destinada ao mercado internacional.
No ano passado, a Democrata faturou cerca de 50% a mais do que em 2002. Em volume, o crescimento no ano passado foi de 32%, entre mercado interno e exportações.
Para este ano, o grande investimento da marca é o lançamento de sua linha feminina, composta por 90 modelos, todos confeccionados em couro com lycra. "Por enquanto estamos trabalhando o mercado interno, mas a partir do segundo semestre, ampliaremos para o mercado internacional", garante Rinaldi.
Contato
www.democrata.com.br

