Da redação
São Paulo – A Sociedade de Empreendimentos Industriais, Comerciais e Mineração (Soeicom), fabricante do cimento Liz, vai investir R$ 400 milhões para aumentar e modernizar a sua produção no município de Vespasiano, em Minas Gerais. A produção vai passar das atuais 1,9 milhões de toneladas anuais para 2,9 milhões em 2009, de acordo com o presidente da empresa, Paulo Vasconcelos. O aumento será de 53%.
De acordo com informações divulgadas pelo governo do estado de Minas Gerais, as obras vão começar ainda neste ano e estarão concluídas até 2008. A previsão é de que elas gerem mil empregos. Após a implementação do projeto, a Soeicom vai criar 100 vagas diretas, ficando com um total de 522 funcionários. Os empregos indiretos sairão de 650 para 860.
No primeiro trimestre deste ano, a Soeicom vendeu um total de 463 mil toneladas de cimento. O volume significa aumento de 69% sobre o mesmo período do ano passado, quando a empresa comercializou 273 mil toneladas de cimento. A companhia detém 11% do mercado de Minas Gerais, 7,8% do mercado do segmento nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e 5,13% no mercado nacional como um todo.
O patrimônio líquido da fabricante dos cimentos Liz é de R$ 593 milhões. A empresa foi fundada em 1969 no Brasil pelo grupo português Champalimaud. Quando for elevada a capacidade de produção da Soeicom, a empresa deve ficar entre as maiores produtores de cimento do país.
Atualmente, o grupo Votorantim é o maior fabricante de cimento do Brasil, com 3,6 milhões de toneladas no primeiro trimestre do ano. A empresa João Santos é a segunda, com 1,2 milhões de toneladas no período e o Cimpor está em terceiro, com 925,8 mil toneladas.
De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento, o Brasil produziu 9,1 milhões de toneladas de cimento entre janeiro e março de 2006. No ano passado inteiro, a produção nacional ficou em 36,6 milhões de toneladas. No ano anterior, em 2004, haviam sido produzidos 34,4 milhões de toneladas. O crescimento foi de 6,3% no período.

