São Paulo – Os resíduos de couro das indústrias curtidora e calaçadista, que até hoje eram um problema ambiental, vão virar adubo e contribuir para a produção de alimentos no Brasil. A inauguração da fábrica de fertilizantes Ilsa Brasil no município de Portão, no estado do Rio Grande do Sul, vai gerar uma mudança positiva na imagem da indústria coureira do país.
A unidade, que será inaugurada oficalmente nessa sexta-feira (10), tem capacidade instalada para processar 35 mil toneladas/ano de resíduos, para produzir 20 mil toneladas/ano de adubo orgânico. Isto significa condição de receber todo o resíduo dos setores de couro e de calçados do Rio Grande do Sul, resolvendo o problema de passivo ambiental das empresas fornecedoras.
A Ilsa Brasil é uma empresa com capital ítalo-brasileiro, constituída em 2008. O foco do investimento da Ilsa no Brasil é oferecer uma alternativa de eliminar o passivo ambiental gerado pelos resíduos de couro curtido, produzindo adubos nitrogenados com elevada eficiência nutritiva para a agricultura biológica.
O grupo
A Ilsa Spa iniciou as suas atividades em Verona, na Itália, em 1956. Em 1979, se transferiu para Arzignano, no coração do distrito curtidor mais importante do mundo. Isto facilitou o desenvolvimento de uma parceria para o desenvolvimento da tecnologia para a transformação de resíduos de couro em fertilizantes orgânicos, muito valorizados, especialmente na Europa.
A missão da empresa é produzir e desenvolver adubos nitrogenados com elevada eficiência nutritiva para a agricultura biológica e especializada. Em 2008, a Ilsa exportou seus produtos para 31 países de cinco continentes. É líder na Itália na produção de adubo orgânico, graças a muito investimento em tecnologia. Na Itália, a capacidade de processamento é de 60 mil toneladas/ano, gerando a produção de 34 mil toneladas/ano de adubo orgânico e 62 mil toneladas/ano de adubo organo-mineral.
A Ilsa Brasil já está recebendo resíduos de indústrias de couro e calçados.
Contatos
Telefone: +55 (51) 2102.6565
E-mail ilsa@ilsabrasil.com.br

