Geovana Pagel
São Paulo – A fabricante de granitos Gramazon, localizada na cidade de Ji-Paraná, em Rondônia, acabou de enviar o primeiro contêiner, com 350 metros quadrados de granito, para o Líbano. A venda é resultado da participação em feiras internacionais, como a Project Líbano, e da parceria com a empresa libanesa B2B Internacional, firmada em agosto do ano passado.
Por meio da representação, a Gramazon consegue realizar negócios com os 22 países árabes do Oriente Médio e Norte da África.
“Este contêiner deve servir para introduzir o material da Gramazon no mercado árabe. Estamos apostando muito na continuidade das vendas, principalmente para o Líbano”, garantiu Aboudi Safa Moujally, representante da empresa nos países árabes.
Para vender bem o seu produto nas feiras internacionais, a Gramazon preparou folderes em inglês e árabe e uma linha completa de amostras dos granitos da Amazônia.
O contato inicial com os árabes ocorreu em setembro de 2003 durante a feira internacional Golden Jubilee, em Damasco, na Síria. Lá foram contatados os primeiros empresários árabes. Em seguida, devido à dificuldade com o idioma árabe, foi estabelecida a parceria com a B2B.
Em dezembro, também do ano passado, a empresa participou da maior feira da construção civil do Oriente Médio, a Big 5, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Mas, segundo Moujally, a participação na Project Líbano foi a mais rendeu contatos e a que possibilitou o fechamento dos primeiros contratos de exportação. Tanto que a empresa já está planejando voltar ao evento, no próximo ano.
Pesquisa e incentivo
Inaugurada em 1998, a empresa é resultado da iniciativa de dois empresários e do apoio da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) e do governo federal, por meio do Fundo de Investimento da Amazônia (Finam).
As pesquisas de campo à procura de jazidas tiveram início em 1992, quando uma equipe de geólogos iniciou as explorações por todo o estado de Rondônia e norte do estado do Mato Grosso.
Foram encontradas várias ocorrências de rochas graníticas de grandes dimensões e qualidades para serem aproveitadas como rochas ornamentais em revestimentos na indústria da construção civil.
Nos últimos cinco anos, foram feitos grandes investimentos, como a aquisição do sistema de decantação e clarificação de água, tanque de decantação de resíduos sólidos, o sistema modular de tratamento de esgoto e outras obras da engenharia civil. Tudo para que a interação do processo produtivo resulte no mínimo possível de impacto ambiental.
A empresa foi instalada numa área de aproximadamente 75 mil metros quadrados, da qual 6,8 mil metros quadrados correspondem à área construída, que se subdivide em um galpão industrial de 5,4 mil metros quadrados e um centro administrativo de 1,38 mil metros quadrados.
Recentemente, de olho na possibilidade de conquistar novos mercados para as exportações, a empresa investiu R$ 2,7 milhões na compra de mais dois teares que permitirão um aumento de 30% na produção atual de 15 mil metros quadrados/mês.
A Gramazon gera 150 empregos diretos e aproximadamente 400 indiretos.
Jazidas próprias
A empresa possui jazidas próprias espalhadas por todo o estado de Rondônia e norte do estado de Mato Grosso. A exemplo da indústria, os blocos são extraídos nas pedreiras com a mais moderna tecnologia existente no mercado para a lavra de rochas ornamentais.
Todo o processo produtivo é supervisionado por uma equipe técnica, assegurando uma máxima produtividade com qualidade dos blocos lavrados, conforme requer o processo de beneficiamento para produtos acabados destinados à exportação.
Contato
Telefone: 55 (69) 411.5012
E-mail: vendas@gramazon.ind.br
Representante para os países árabes
B2B Internacional – Sr. Aboudi Safa Moujally
Telefone: 55 13 3468.1212
E-mail: aboudi@b2binternacional.com.br

