Marina Sarruf
São Paulo – A empresa brasileira Flex Jet Systems, que desenvolve sistemas de limpeza, envase e fechamento de galões de água mineral, procura um distribuidor no Oriente Médio. "O mercado árabe cresce muito e é carente desses sistemas. Tenho interesse em firmar uma parceria local", afirmou o diretor geral da companhia, Adão Zuanetti.
Até o ano passado, a empresa atuava em parceria com o grupo norte-americano MBZ. Com a saída do grupo do país, a Flex Jet Systems assumiu o mercado e a fabricação de máquinas e sistemas para lavagem e limpezas de galões de água e autopeças. Segundo Zuanetti, em dezembro de 2005 foi embarcado uma linha completa de um sistema integrado para lavagem, envase e fechamento de galões para uma empresa de Medina, na Arábia Saudita. "Todo o equipamento foi projetado e fabricado no Brasil", disse.
O sistema embarcado para o país árabe custou US$ 400 mil e tem capacidade para limpar, envasar e fechar 1.800 galões de 18,9 litros por hora. Segundo Zuanetti, o processo é todo automatizado e controlado por computadores. O processo de envase dos galões envolve testes de vazamento, detector de resíduos químicos, higienização interna e externa, lavagens, secagem, envasamento, fechamento e gravação de lote e data. Essa linha, chamada FlexCap, pode ser fornecida em vários padrões e tem capacidade de envasar 150 a três mil unidades por hora.
Quando o sistema foi embarcado para a Arábia Saudita, a empresa mandou uma equipe brasileira com um engenheiro de software, dois mecânicos e mais dois eletricistas para ajudar na montagem do equipamento. O sistema é exportado em kits desmontados e leva cerca de uma semana para a montagem. Segundo Zuanetti, a Flex Jet Systems pretende continuar mandando uma equipe profissional junto com o equipamento exportado para dar maior suporte ao cliente.
De acordo com Zuanetti, a maior concorrente do Brasil nesse sistema é a Itália. Para ele, esse mercado já foi consolidado na Europa e nos Estados Unidos, agora é preciso entrar em novos países, como o mercado árabe. "Somos a única empresa brasileira que tem essa tecnologia e certificações internacionais", disse. A Flex Jet Systems, que conta uma fábrica em Indaiatuba, interior de São Paulo, emprega 50 funcionários, sendo 10 engenheiros.
Além dos sistemas integrados de envase de galões de água mineral, a empresa produz outras linhas de lavagens voltadas para o setor automotivo, que são os equipamentos de limpeza de autopeças.
Meio ambiente
Segundo Zuanetti, a preocupação da empresa com o meio ambiente é grande. A água utilizada pelas máquinas no processo de limpeza não é descartada e é re-utilizada e filtrada através de sistemas automáticos de filtragem. Além do benefício econômico, esse sistema preserva o meio ambiente. No caso das lavadoras de autopeças, as máquinas também têm separadores de óleo para não misturar com a água.
Contato
Flex Jet Systems
Tel. +55 (19) 3935-5595
Site: www.flexjetsystems.com

