São Paulo – A empresa brasileira Saraiva Retrovisores, que produz espelhos para veículos, tem na Jordânia seu maior comprador árabe e segundo maior importador entre todos os países para os quais exporta. A companhia vende também para o Catar e Emirados Árabes Unidos, totalizando cerca de mil retrovisores para ônibus enviados anualmente ao mercado da região, gerando um faturamento de US$ 180 mil.
Agora a Saraiva busca novos distribuidores nesses mercados e em outros países árabes. “A gente está buscando parcerias no mercado árabe. Estamos conversando com alguns distribuidores, mas não tem nada fechado, estamos na busca”, conta Carlos Eduardo Monguilhott, gerente de Exportação da empresa.
A Saraiva começou as vendas para a Jordânia em 2002, por meio de um empresário árabe que conhecia um cliente da empresa no Brasil. Atualmente, ela dedica 30% de sua produção às vendas externas, tendo o México como seu maior comprador. Em 2009, as exportações renderam cerca de US$ 700 mil à companhia.
Monguilhott acredita que existe um grande espaço para o aumento dos negócios da empresa no Oriente Médio. “Como eles não têm fornecimento lá, dá para crescer bastante. Se a gente conseguir mais duas ou três empresas de ônibus lá, aumenta bastante o percentual de vendas para aquela região”, destaca.
A Saraiva Retrovisores emprega cem funcionários e fornece para todas as encarroçadoras de ônibus do Brasil. Entre seus clientes, estão empresas como Marcopolo, Busscar, Caio e Mascarello.
Contato
Saraiva Retrovisores
E-mail: export@saraivaretrovisores.com.br
Tel: +55 48 3285-5080