Marina Sarruf
São Paulo – A Pupi, fabricante de roupas infantis de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, quer retomar as vendas para o mercado árabe em 2006. "Tenho muito interesse em voltar a exportar para os árabes", afirmou o sócio da companhia, Antonio Modesto de Medeiros. A empresa já exportou para o Líbano e para a Arábia Saudita.
De acordo com ele, a Pupi começou a exportar para o mercado árabe em 1992. Os primeiros contatos foram realizados na Feira Internacional da Indústria Têxtil (Fenit), em São Paulo. "Sempre participei de feiras no Brasil e no exterior", disse Medeiros. A primeira exportação para o mercado árabe foi para um lojista do Líbano. "Comecei embarcando quantidades pequenas, depois as vendas foram aumentado", acrescentou.
As vendas externas da empresa correspondem a 20% da produção. Segundo Medeiros, os países árabes pararam de importar da Pupi em 2000. "O nosso cliente da Arábia Saudita importava de US$ 120 mil a US$ 140 mil por ano. Era um distribuidor que comprava todo o mostruário", afirmou. O saudita distribuía as roupas também para países vizinhos. "Em janeiro ele vai estar em São Paulo na FIT (Feira Internacional do Setor Infanto-Juvenil). Espero retomar os negócios com ele", disse.
Segundo Medeiros, os árabes gostam muito dos produtos brasileiros. "Eles gostam principalmente das nossas confecções, da nossa criatividade e modelagem", disse. Para Medeiros, o mercado árabe ainda será o melhor mercado do mundo para as empresas brasileiras. "O mercado europeu, por exemplo, trabalha com taxas de importação muito caras, o que dificulta exportar para a região", explicou. "Agora estou de olho nos mercados árabe e africano", acrescentou.
Os principais mercados da Pupi atualmente são Panamá, Costa Rica, Estados Unidos, França e Angola. A empresa produz entre 40 mil a 50 mil peças por mês. Para o mercado árabe, a empresa costumava exportar todos os modelos de calças, blusas e vestidos para as meninas. No entanto, eles exigiam peças de cores mais neutras. Já para os meninos, os principais produtos exportados eram calças e bermudas jeans e camisetas.
Desde 1969
Fundada em 1969 pelo próprio Medeiros, a Pupi emprega 180 funcionários e conta com quatro fábricas em São José do Rio Preto. Além disso, ela utiliza os serviços de mais 13 microempresas terceirizadas. A companhia produz roupas e biquínis para crianças de 0 a 14 anos e possui representantes em todo o país.
Contato
Pupi Confecções Infantis
Telefone: +55 (17) 3211-1500
Site: www.pupi.com.br

