Randa Achmawi, especial para a ANBA
Cairo – A madeireira Uliana, de São Paulo, assina hoje (18), na Feira Internacional do Cairo, um contrato de cerca de US$ 100 mil para a exportação de portas de madeira. A empresa expõe pela primeira vez seus produtos no evento. "O comprador é o senhor Seif El Oteif proprietário da Caravan Trading do Egito. Ele está construindo casas e precisa de portas externas, mas penso que nosso negócio pode evoluir também para a compra de portas internas", disse Antonio Carlos Uliana, diretor da companhia.
O pedido, segundo o empresário, é de três contêineres, o que equivale a 500 unidades. "Hoje (ontem) já telefonei para o Brasil para verificar o prazo de entrega do material e amanhã (hoje) assinaremos o contrato. Isso é sem duvida um bom começo", acrescentou.
Além da venda garantida, o dia no estande da Uliana foi bastante movimentado. "Fiz inúmeros contatos, entre eles 12 bastante sérios com empresários da Jordânia, Líbano, Arábia Saudita e vários daqui do Egito. As perspectivas de trabalho com a região estão cada vez melhores", afirmou o executivo.
Ele acrescentou que pretende participar das próximas edições da feira e também pensa em ter um representante comercial no Cairo. De acordo com Uliana, existem discussões sérias sobre o assunto com uma empresa egípcia. "Hoje (ontem) esteve aqui um de seus enviados, que veio analisar mais profundamente a qualidade das portas que estamos expondo. Ele discutiu também um pouco mais sobre os preços e terei um jantar com o senhor Magdi Murad (proprietário da empresa) para ver se fechamos o contrato de representação", declarou.
Fábrica em Dubai
Já a Serra Comercial, representante da Repume Iluminação, também de São Paulo, avançou na sua idéia de estabelecer uma unidade industrial na região. Na quarta-feira, a empresa já havia fechado um contrato de US$ 200 mil para fornecer material de iluminação pública para um importador da Tanzânia.
Segundo a diretora da companhia, Mary Benmayor, um empresário de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, pediu uma apresentação sobre as especificações técnicas e de montagem dos produtos. De acordo com ela, o empresário mostrou interesse em fabricar a mercadoria em seu próprio país.
"Ele me disse que o governo dos Emirados oferece um grande apoio à abertura de novas fabricas e por isso seria interessante levar este projeto adiante conosco", afirmou. "Eles agora estarão esperando que eu mande explicações sobre toda a parte técnica das peças para começar a trabalhar", acrescentou.
Movimentação
O terceiro dia da Feira do Cairo foi o mais movimentado no pavilhão brasileiro, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) e pela Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex). O estande recebeu ontem cerca de 250 visitantes.
"O volume de contatos realizados pelas empresas girou em torno de 200, enquanto a CCAB fez cerca de 50 contatos", disse Michel Alaby, secretário-geral da Câmara, que está no Cairo. "O que quer dizer que o estande brasileiro estabeleceu até agora um total de 430 contatos empresariais", concluiu.

