Isaura Daniel
São Paulo – A Scalina Indústria Têxtil, fabricante brasileira das marcas TriFil e Scala, está investindo no mercado árabe. A empresa, líder na comercialização nacional de meias, já vendeu para o Líbano, o Kuwait e os Emirados Árabes Unidos e agora tenta abrir mercado também na Síria, Catar e Jordânia. De acordo com o gerente de exportações, Gilberto de Lemos Ribeiro, tradings brasileiras estão trabalhando para a empresa nos três países com o intuito de buscar clientes.
As vendas para os árabes ainda não chegam a representar 5% das exportações da empresa. Os envios para o Líbano começaram há cerca de um ano. O Kuwait recebe os produtos da empresa esporadicamente há dois anos e os Emirados chegaram a fazer compras regulares pelo período de um ano, há dois anos, mas não estão comprando no momento.
De acordo com Ribeiro, praticamente todos as linhas de produtos fabricadas pela Scalina vão para o mercado árabe. Isso envolve desde calcinhas e sutiãs, bermudas modeladoras até meias de bebês e adultas e meias-calças. As meias da Scalina são comercializadas com a marca TriFil e os produtos underwear com a marca Scala. Quem compra a maior gama e variedade de produtos é o Líbano. O Kuwait compra camisetas femininas e os Emirados lingeries.
O gerente de exportação acredita que os produtos com maior potencial de vendas na região são as roupas de baixo. "Os árabes gostam muito da lingerie brasileira", afirma. As cores que têm maior saída são as básicas, como preto, branco e chocolate. Entre todos os produtos, são as lingeries as mais vendidas pela Scalina no Oriente Médio.
A Scalina produz 80 milhões de peças por ano. Cerca de 20% é exportado. Os maiores mercado da empresa no exterior são Estados Unidos e Europa. E a marca que tem maior aceitação, de acordo com Ribeiro, é a Scala. As meias TriFil também são comercializadas fora do Brasil, mas principalmente na América do Sul e América Central.
Apesar de exportar desde o início de suas atividades, a Scalina começou a investir mesmo na exportação em 1992. Hoje, grandes redes internacionais de varejo como Vanity Fair, Limited, Bebe e Caro&Cuore, vendem os produtos da marca.
A Scalina foi fundada em 1963 e começou as suas atividades com a fabricação de meias-calças. Em dez anos já era líder de mercado e produzia também meias masculinas, esportivas, agasalhos esportivos e lingerie. A marca Scala foi lançada em 1998 com um novo sistema de confecção: o sem costura. A lingerie é cortada inteira pela máquina e não necessita receber costura nas laterais, o que a torna mais confortável.
Atualmente a Scalina possui três unidades industriais, duas na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, e uma em Itabuna, na Bahia. A terceira fábrica, na Bahia, foi aberta justamente em função da demanda gerada pelos produtos Scala. Quatro mil pessoas trabalham para a empresa.
Contatos
Scalina
Telefone: +55 (11) 6487-2041
Site: www.scala-semcostura.com.br
E-mail: scala@semcostura.com.br

