Geovana Pagel
São Paulo – A empresária Tânia Pedracini, de Maringá (PR), montou um curtume para beneficiamento de couro de tilápia em 2003. Há oito meses começou a fabricar uma linha de calçados femininos, Anna Pedracini, da exótica pele do peixe. Desde então, já vendeu sapatos para Áustria, onde possui um representante, Alemanha e Estados Unidos. Também já enviou amostras para o Canadá e a Holanda. O próximo alvo é o mercado árabe.
"Na última edição da Couromoda (Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro) observei que há muitas vendas de calçados brasileiros para os países árabes. Fiquei muito empolgada com o que ouvi e por isso estou buscando oportunidades e contatos na região", explica.
Para produzir cerca de três mil pares/mês Tania fechou uma parceira com uma fabricante local, Dalila Calçados, empresa sediada na cidade de Tapejara, na região noroeste do estado do Paraná, que disponibiliza 25 funcionários para produzir os sapatos da Anna Pedracini.
A linha foi criada exclusivamente para o mercado externo e cada par custa em média US$ 40. Ao todo são 15 modelos que podem ser fabricados em cerca de 20 cores. "Como a pele já é diferenciada preferimos os modelos mais clássicos", explica Tania.
Segundo ela, a opção pelo couro de tilápia foi motivada pelo fato de ser um couro difícil de ser copiado, sem contar que não tem impacto ambiental porque os peixes são criados em cativeiro.
A matéria-prima, ou seja, o couro in natura é comprado de frigoríficos paranaense, paulistas e mineiros que utilizam os peixe para fazer o filé de tilápia. "Eles normalmente fazem ração ou jogam o couro no lixo. Por isso não temos dificuldade em comprar", conta a empresária.
As tilápias ideais devem ter entre 750 gramas e um quilo para um melhor aproveitamento. O curtume também fornece couro de tilápia beneficiado para fábricas paranaenses de roupas, cintos e carteiras.
Otimismo
A baixa cotação do dólar, que tem preocupado muito os exportadores brasileiros, ainda não representa uma grande ameaça para os planos de crescimento da Anna Pedracini. "Como a maioria das exportações vão para a Europa são feitas em euro", justifica. "Nossa meta é aumentar a produção de três mil pares para dez mil pares/mês até o final de 2005”, garante.
Contato
Telefone: +55 (44) 3028-6708
E-mail: taniapedracini@hotmail.com
Site: www.annapedracini.com

