Emirates News Agency*
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – A fábrica de cerâmica Ras Al Khaimah Ceramics, dos Emirados Árabes Unidos, vai aumentar sua capacidade de produção para 110 milhões de toneladas por ano dentro de um plano de expansão internacional. Ainda neste mês a empresa inaugura novas plantas industriais no Irã e na Índia. "Estamos prontos para competir com líderes mundiais", diz o presidente executivo da companhia, Khater Massad.
A empresa, fundada em 1989, exporta seus produtos para 125 países em cinco continentes. Os principais mercados fora dos Emirados são a Arábia Saudita, Bahrein, Kuwait, Índia, China, França, Reino Unido, Bélgica e Grécia. Além dos Emirados, a Ras Al Khaimah Ceramics tem instalações no Sudão, China e Bangladesh. As operações fora do país receberam uma grande quantidade de investimentos recentemente. "Estamos praticamente triplicando a nossa capacidade de produção em relação há alguns anos", diz Massad.
O executivo afirma que a empresa está chegando a um faturamento de 1 bilhão de dirhams, cerca de US$ 272,4 milhões, ao ano. Massad se diz animado com as perspectivas no mercado nacional e internacional. "A demanda aumenta substancialmente ano após ano. O setor imobiliário está enlouquecendo", afirma. Ele diz que a demanda interna, nos Emirados, tem se mostrado imprevisível em função dos constantes aumentos.
A companhia vende 75% dos seus produtos no mercado doméstico e o restante no exterior. "Já ultrapassamos, em qualidade, uma série de produtos feitos na Europa e no Extremo Oriente. Nossa cultura é fortemente orientada para a qualidade, o que nos ajuda a nos posicionar frente a frente com as cerâmicas internacionais", garante Massad.
A Ras Al Khaimah Ceramics recebeu empréstimos para investimentos de cerca de US$ 136 milhões de uma série de instituições financeiras locais e internacionais, como HSBC do Oriente Médio, Arab Bank, Mashreqbank, Bank fur Arbiet, Wirstachaft A G, Emirates Bank International, Abu Dhabi Investment Company, Banf of Baroda, BNP Paribas, First Gulf Bank, Oman International Bank, State Bank of India, Bank of Bahrain & Kuwait, Habib Bank AG. Os aportes foram feitos por meio de uma operação do Gulf International Bank.
De acordo com o executivo, a empresa vai continuar aumentando sua capacidade produtiva para atender a demanda no mercado doméstico, além da internacional. Apesar de ter grande presença nas vendas locais, Massad defende a manutenção da abertura do mercado dos Emirados para os estrangeiros. "A proteção de bens manufaturados localmente é um assunto do passado. É importante que o mercado fique aberto para nos ajudar a melhorar o produto e competir com o mundo", diz. Massad afirma que a ausência de comparação entre produtos é uma prática perigosa que segura as empresas para trás.
*Tradução de Silvia Lindsey

