Geovana Pagel
São Paulo – A Amazonas, fabricante de componentes para calçados (saltos, solados e placas de borracha), tem capacidade de produzir 5 milhões de pares/mês e exporta há aproximadamente 30 anos para mais de 40 países. Em 2004, a empresa quer crescer ampliando as vendas para mercados como o Oriente Médio e Norte da África.
“Exportamos para o Egito, Jordânia, Líbano e Emirados Árabes há dez anos. Esperamos crescer pelo menos 10%, principalmente nas vendas para os países árabes, ainda neste ano”, afirma o diretor da Amazonas Saulo Pucci Bueno.
Criada em Franca, interior de São Paulo, em 1947, a companhia tem 14 unidades fabris, gera 3 mil empregos diretos, é o maior fabricante de componentes para calçados da América Latina e um dos maiores do mundo.
De acordo com Bueno, a estratégia para alcançar o crescimento projetado é a participação em feiras e missões comerciais internacionais, promovidas por entidades como a Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex-Brasil).
Neste mês de abril, a companhia participa de duas feiras. De 15 a 18 de abril, da Feira Internacional de Couros, Químicos, Componentes e Acessórios, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes (Fimec), em Novo Hamburgo. De 27 a 29 de abril, da Lineapelle, em Bologna, Itália.
A Fimec é o evento mais importante do ano para o setor. Reunindo profissionais de mais de 17 países, o evento atrai importadores e profissionais latino-americanos, bem como compradores de todo o mundo.
A Lineapelle, também do caráter internacional, é considerada pelos empresários do setor como a feira mais importante do continente europeu voltada para couros, acessórios, componentes, materiais sintéticos, estilistas para calçados, bolsas, vestuários e estofamento.
Salto de borracha
Em 1947, um grupo de empresários decidiu fabricar, em Franca, uma novidade norte-americana da época: o salto de borracha. Surgiu então, no dia 14 de março de 1947, a “Manufatureira de Borracha Amazonas“. Em pouco tempo os saltos “Tamoyo” e “Aymoré” se tornaram conhecidos não só em Franca, como também em cidades da região.
Em dezembro de 1970 ocorreram duas mudanças importantes: a empresa passou a se chamar Amazonas Produtos Para Calçados S/A, e suas instalações foram transferidas para um conjunto de prédios na Avenida Rio Branco, em Franca. Nesta época, a Amazonas começou a conquistar mercados no exterior.
A partir de 1978 a empresa sentiu a necessidade de se subdividir em empresas autônomas, para localizar linhas de produtos específicos, como adesivos, injetados de poliuretano e borracha termoplástica, produtos sintéticos, resinas termoplásticas, transportes e indústria mecânica. Foi quando surgiu a Componam, uma das empresas controlada pela Holding Pucci Comércio e Participações Ltda, para atender com maior eficiência e rapidez aos inúmeros clientes no país e no exterior.
Hoje a companhia é um grupo de empresas autônomas, produzindo uma grande gama de produtos para calçados. A marca de solados é a mais lembrada entre os consumidores brasileiros e a segunda mais lembrada nos Estados Unidos. Amazonas é a marca dos produtos produzidos pelo grupo e também o nome da indústria de solados e placas da planta situada em Franca.
Principais produtos
A Amazonas produz solados de borracha vulcanizada (SBR), solados de poliuretano (PU), solados de TR, compostos de EVA, compostos de TR, placas compactas e adesivos para as indústrias calçadista, moveleira, gráfica, embalagens e automobilística.
Contato
www.amazonas.com.br

