São Paulo – A fabricante de móveis Colibri, com sede em Arapongas, no estado do Paraná, já exporta para Argélia e Emirados Árabes Unidos, e agora está negociando com importadores do Catar e do Sudão. Os contatos ocorreram na última segunda-feira (17), primeiro dia do Salão Internacional de Vendas e Exportação de Móveis (Salão Abimóvel), em São Paulo.
“Participamos de rodadas de negócios com os importadores árabes, que também visitaram nosso estande para conhecer melhor nossos produtos. Agora, na volta para casa, vamos dar continuidade às negociações”, afirma Melissa Fukushima, assistente de exportação da Colibri. A Abimóvel segue até hoje (21), no Anhembi.
O Salão Abimóvel (antes conhecido como Fenavem) é uma grande vitrine em lançamentos de móveis e complementos no maior mercado em potencial de consumo neste segmento, sendo uma representativa plataforma de vendas e exportação de mobiliário nacional.
A Colibri é uma das indústrias do pólo moveleiro de Arapongas, segundo maior do Brasil, e participa do consórcio de exportação Furniture Brazil. Reunindo 19 das 150 indústrias da região, que juntas representam 8,7% do PIB nacional do setor, o projeto envolve investimentos de R$ 3 milhões e prevê, em três anos, aumentar a participação das exportações dessas empresas para 25%.
A participação em feiras internacionais é uma das estratégias para prospectar novos clientes. “Já participamos da Index, em Dubai, no ano de 2005 e vamos voltar agora na edição de 2009”, explica Melissa.
Segundo ela, a primeira exportação da Colibri ao mercado ocorreu há quatro anos. “Nosso cliente na Argélia é dono de uma grande rede de lojas e fechou os primeiros pedidos em 2005. Tínhamos um outro cliente africano, que abriu um escritório em Dubai e começou a abastecer o mercado com nossos produtos a partir de 2006”, conta.
A Colibri tem 18 anos de mercado, foi fundada no dia 09 de janeiro de 1991, começou atuando na produção de mesas e cadeiras em madeira natural de cerejeira. Em 1995, esta linha cedeu lugar à produção de racks e estantes. Naquele mesmo ano a companhia instalou-se em uma sede maior. Em 2003, mudou-se para a nova unidade fabril, com 42 mil metros quadrados, iniciando também a produção de dormitórios.
As exportações começaram há cerca de oito anos e hoje respondem por cerca de 5% do faturamento da empresa. A Colibri exporta para 23 países, produz 30 mil peças mês e gera 238 empregos diretos.
Contato
Site: www.colibrimoveis.com.br
Telefone: (43) 3275-8600

