Geovana Pagel
geovana.pagel@anba.com.br
São Paulo – A meta da fabricante de própolis Bioessens para 2008 é aumentar a carteira de clientes em mercados ainda não atendidos, como os países árabes. “Temos grande interesse em introduzir nossos produtos nos mercados árabes, tanto no Oriente Médio como no Norte da África”, afirma Daniel Ken Shimizu, diretor administrativo da empresa instalada em Cotia, na grande São Paulo.
Segundo ele, hoje o principal produto exportado pela empresa é a própolis verde in natura e sob a forma de extrato alcoólico, vendida a granel. “Exportamos para o mercado asiático há 14 anos, principalmente para o Japão”, conta Shimizu. Todos os meses cerca de 300 quilos são embarcados por meio de contratos de médio prazo, sem contar com os pedidos esporádicos, as chamadas vendas spot.
Segundo Shimizu, para atender os rigorosos padrões de qualidade exigidos pelas indústrias japonesas a fábrica possui registro no Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura (SIF/MA) sob o nº 1399.
De acordo com o diretor, hoje a empresa tem capacidade de produzir duas toneladas mensais de própolis bruta, sem necessidade de investimentos. Já em relação ao mercado interno, a produção mensal é de duas toneladas de mel em produtos fracionados (bisnaga, pote, sachet).
Fundada em 1994, a Bioessens gera 11 empregos diretos e é especializada no fornecimento de própolis bruta e produtos acabados para clientes dos setores alimentício, cosmético, farmacêutico e fitoterápico.
Laboratório
A Bioessens possui um laboratório próprio equipado para realizar análises microbiológicas e físico-químicas e desenvolvimento de novos produtos. A própolis é coletada por apicultores treinados, depois é rigorosamente selecionada pedaço por pedaço e armazenada em câmara fria à temperatura de 18 graus negativos. Só então é embalada em sacos plásticos sob atmosfera modificada – usando uma combinação de gases que previnem o crescimento de fungos e preservam a qualidade e o frescor do produto.
Cada lote de própolis recebido é analisado para verificar qualidade. As análises microbiológicas são realizadas com freqüência para garantir os bons processos nos apiários. Além disso, a Bioessens trabalha com um sistema de rastreabilidade que garante todas as informações necessárias sobre a origem dos produtos. Ou seja, a fabricante consegue rastrear fornecedores, região de coleta, datas e até as condições climáticas da coleta.
As variedades de própolis bruta da Bioessens são colhidas em áreas selvagens para evitar contaminação. Os ninhos das abelhas são colocados longe de lavouras para evitar o contato das abelhas com plantações que poderiam ser tratadas com agrotóxicos.
Contato
Bioessens
Telefone: +55 (11) 4612-3885
Site: www.bioessens.com.br

