Agência Sebrae
Rio de Janeiro – Considerado um dos mais bem organizados do Brasil, o Arranjo Produtivo Local (APL) de Jóias do Rio de Janeiro, batizado de APL Jóia Carioca, criado para promover o crescimento da indústria e do comércio do setor, completou dois anos e entra em sua segunda fase. O projeto, desenvolvido pelo Sebrae no Rio de Janeiro e AjoRio, pretende elevar o volume de exportações das micro e pequenas empresas do setor em 12%.
Entre as metas anunciadas estão o aumento do faturamento das empresas do APL em 5%, até dezembro de 2007 e em 6% até dezembro de 2008. Para o nível médio da capacidade de produção instalada está previsto um aumento de 4% em 2007 e de 5% em 2008. Várias ações previstas no projeto já estão em andamento.
A parceria de sucesso que viabilizou o projeto foi repactuada para 2007 e 2008 dentro da metodologia da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), adotada pelo Sebrae e parceiros para dar mais transparência e eficiência às ações realizadas em busca do aumento da competitividade de micro e pequenas empresas.
Um dos principais resultados obtidos pelo projeto foi o crescimento das exportações. A meta inicial, de aumentar em 12% as vendas para o mercado externo nos dois primeiros anos do projeto (2005 e 2006) foi superada, chegando a um aumento de 31%. Os principais destinos das jóias cariocas são Estados Unidos, Reino Unido e Suíça.

