Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – O crescimento da construção civil nos Emirados Árabes Unidos aqueceu o mercado profissional local para arquitetos e engenheiros. Esses dois tipos de prestadores de serviços estão em falta no país árabe, de acordo com informações recebidas nesta semana pela missão brasileira da área de construção que está nos Emirados na visita à sede da Dubai Properties, empresa de desenvolvimento imobiliário de Dubai. O grupo de empresários do Brasil foi recebido pelo gerente geral do Departamento de Marketing Internacional da companhia, Ali Tareq.
O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, que acompanha o grupo, afirmou que os profissionais brasileiros têm chances de trabalhar para este mercado, mas lembrou que é necessário ter inglês fluente. Nos Emirados, os dois idiomas mais falados são o árabe e o inglês. O país árabe está fazendo uma série de investimentos em empreendimentos imobiliários, residenciais e comerciais, e também em obras de infra-estrutura, como estradas e aeroportos, o que vem atraindo empresas e profissionais estrangeiros do setor de construção para a região.
A delegação de brasileiros desembarcou nos Emirados no último final de semana para conhecer os grandes projetos de construção do país. A missão, com cerca de 25 empresários de incorporadoras, construtoras imobiliárias, agentes financeiros, corretoras de imóveis e advogados, foi organizada pela Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (FIABCI/Brasil) com apoio da Câmara Árabe. Na quarta-feira (6) o grupo recebeu, em Dubai, informações sobre os projetos que a Dubai Properties leva adiante.
A empresa pertence ao governo do emirado de Dubai e faz parte do grupo Dubai Holding, que reúne 23 companhias de diferentes setores. A Dubai Properties desenvolve projetos imobiliários, os administra, investe e também capta investidores para eles. De acordo com informações fornecidas por executivos da empresa à ANBA, no ano passado, os empreendimentos imobiliários de Dubai vão receber US$ 110 bilhões em dez anos. Segundo Alaby, integrantes da missão brasileira ficaram interessados em representar a empresa no Brasil e devem continuar as conversas com a Dubai Properties neste sentido.
Entre os projetos levados adiante pela companhia de Dubai está o Business Bay, um bairro planejado que vai reunir prédios com escritórios, residências e centros comerciais. O local terá seis quilômetros quadrados junto a dois braços de mar, um artificial e outro natural, e vai receber investimentos de cerca de US$ 20 bilhões. A estrutura básica do empreendimento deve estar pronta em 2008. A empresa já está comercializando as construções do bairro no mercado internacional. Também são levados adiante pela Dubai Properties outros grandes empreendimentos imobiliários como o Jumeirah Beach Residence, The Villa, Culture Village e Tijara Town.

