São Paulo – A marca de refrigerantes Fanta exportou a sua campanha publicitária brasileira para o mundo no ano passado. Entre os países que reproduziram a propaganda by Brasil estiveram o Marrocos, país árabe do Norte da África. Também as demais nações da América Latina, além de Alemanha, África do Sul e Cazaquistão, se basearam na criatividade brasileira para vender refrigerantes às suas populações.
A campanha foi elaborada pela unidade da marca no Brasil, que faz parte da empresa Coca-Cola, e pela agência Ogilvy. Segundo a companhia, a campanha Fanta Play elaborada para este ano deve novamente ser reproduzida mundo afora. “Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil foi escolhido para ser responsável pela comunicação global da marca”, diz a diretora de Marketing da Coca-Cola Brasil, Andrea Mota, segundo nota divulgada pela empresa.
O Brasil é o maior mercado consumidor da Fanta no mundo e o uso da campanha brasileira nos demais países consolida, de acordo com a empresa, a posição da Coca-Cola Brasil como centro de excelência global na comunicação da Fanta. A companhia afirma que a linha de comunicação foi muito bem aceita nos demais países. A campanha da Fanta é voltada para o público adolescente, principal consumidor do refrigerante.
A campanha deste ano tem filme para TV, spot de rádio e material para ponto-de-venda. O nome do filme para TV é “Surf” e tem formato de animação. Nele, o garoto Todd e seus amigos tornam interessantes situações que seriam chatas, após beberem Fanta. Sobre pranchas, mas com as ondas ausentes no mar, a turma usa Fanta como isca para atrair tubarões e surfa em cima dos animais sedentos pelo refrigerante. O filme termina com a seguinte assinatura: Imagine! O diretor de criação foi Matheus Pizão.
A marca Fanta é vendida em 187 países e tem a liderança mundial nos mercados de refrigerante de laranja e uva. No Brasil a marca também é líder no sabor laranja e tem, de acordo com pesquisa do Instituto AC Nielsen, 47% deste mercado. A Coca-Cola Brasil, dona da marca, fabrica uma linha de mais de 150 produtos. Nos últimos cinco anos a empresa investiu R$ 5 bilhões no país e deve investir mais R$ 1,75 bilhão em 2009.

