São Paulo – Os preços internacionais dos alimentos caíram pela primeira vez em três meses, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (06) pela Agência das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O índice ficou em 203,4 pontos em janeiro, 1,3% menor do que em dezembro e 4,4% abaixo de janeiro do ano passado.
Recuaram os valores dos cereais, açúcar, óleos e carne, de acordo com a FAO. “Estamos vendo os preços mais baixos devido à oferta abundante, apesar da forte retomada na demanda – com o aumento no ritmo de importações da Ásia – poder limitar o declínio [das cotações]”, disse o economista da agência, Abdolreza Abbassian, segundo comunicado publicado em site da ONU.
O preço do açúcar recuou 3,8% e o dos óleos vegetais, 5,6%. Os cereais estão 1,6% mais baratos do que em dezembro e 23% mais em conta do que em janeiro de 2013. Segundo a FAO, o resultado positivo das colheitas derrubou os valores. A produção de cereais no ano passado foi maior do que a prevista e ficou em 2,5 bilhões de toneladas, quantidade recorde e 8,5% maior do que a de 2012.
A única exceção foi o preço dos laticínios, que avançou 1,3%, resultado de alta demanda na China, Norte da África, Oriente Médio e Rússia.

