Da Agência Brasil
Brasília – O vírus da gripe do frango foi detectado em porcos, no Vietnã, pela primeira vez desde o início do surto da doença, anunciou sexta-feira a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Anton Rychener, responsável da FAO no Vietnã, adiantou que a organização tem provas da presença do vírus H5N1 em secreções nasais retiradas de porcos na região de Hanoi.
A transmissão aos porcos poderá, de acordo com especialistas, facilitar a mutação do vírus numa variedade ainda mais contagiosa ou que facilite a transmissão de humanos para humanos.
Reunidos em Roma, especialistas da área de saúde defenderam uma estratégia de combate ao atual surto da gripe do frango que alcance todo Sudeste da Ásia. Entre as medidas propostas estão o abatimento de todas as aves infectadas, vacinação das que ainda não contraíram o vírus e o isolamento de pessoas suspeitas de contaminação, informa a Rádio BBC.
No esforço de conter a doença, que provocou 18 mortos na Ásia, 13 dos quais no Vietnã, e o abate de pelo menos 50 milhões de aves, a FAO anunciou a liberação de US$1,5 milhão para reforçar o sistema de vigilância e controle do vírus da gripe do frango no Camboja, Laos, Vietnã e Paquistão.
*com informações da Lusa e da Rádio BBC

