Da Agência CNI
Brasília – Começa hoje o Fashion Rio, evento oficial da moda brasileira no Rio de Janeiro, que abre a estação outono-inverno 2006. Inspirado no movimento horticultural, que busca integrar o homem à natureza e o artesanal ao industrial, o Fashion Rio, será realizado até 14 de janeiro no Museu de Arte Moderna (MAM). O evento é organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e pela Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Nas roupas, fios trançados de forma rústica em tons de verde e vermelho marcam as tendências da próxima estação. Serão 29 desfiles de 31 grifes, entre marcas consagradas e novos designers. "Acreditamos no potencial criativo, fruto do cultivo de uma relação diária mais próxima com os ecossistemas a nossa volta. O Fashion Rio, que ocorre a céu aberto, rodeado pelos jardins de Burle Marx, tem um frescor especial e uma atmosfera de descontração que nos ajuda a inovar a cada edição", diz a diretora-geral do evento, Eloysa Simão.
Para dar o clima da temática escolhida para esta edição, o MAM também se vestirá de verde. Ao redor do Jardim Copacabana, que está sendo restaurado, será montada uma espécie de cerca viva feita com mais de 600 moréias de 1 metro de altura. Quem assina o projeto, que espalhará pelo museu samabaias gigantes e outras espécies tropicais, é a paisagista Clarisse Perrone. "A idéia é reproduzir num paisagismo temporário a diversidade que encontramos na natureza", adianta Clarisse.
As parcerias entre estilistas, grifes e os pólos de moda do Rio voltam a se repetir nesta edição do evento. O estilista Walter Rodrigues está produzindo suas peças de lingerie que compõem e complementam sua coleção com o Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo. A grife Santa Ephigênia também reedita a parceria com o Pólo de Moda de Petrópolis, responsável pela produção dos tricôs da coleção outono-inverno 2006. Os outros pólos são os do sul Fluminense (Valença), Petrópolis, Nova Friburgo, Noroeste Fluminense (Itaperuna), Niterói, Cabo Frio, Campos e Rio de Janeiro.
Também lançarão coleções grifes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina. Nas passarelas, tops com carreiras internacionais como Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Giane Albertoni, Michele Alves, entre outras. Cada desfile terá uma média de 25 modelos na passarela, totalizando um casting de 100 profissionais.
Nesta 21ª semana de moda que ocorre na cidade, os organizadores esperam reunir 70 mil pessoas ao longo dos seis dias. Orçado em R$ 5 milhões, o Fashion Rio inclui, dos dias 10 a 13, a 7ª edição do Fashion Business, única bolsa de negócios realizada em paralelo a um evento de moda nacional.
Senai Moda
Durante o evento, a Firjan e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro (Senai-RJ) realizam o pré-lançamento do Senai Moda, centro de inteligência em moda que tem o objetivo de levar soluções e informações de mercado para os produtores e criadores de moda do Rio. No Fashion Rio, são esperadas cerca de 500 pessoas diariamente na Sala Vip do Senai Moda.
A iniciativa também estará presente na bolsa de negócios Fashion Business, inaugurando sua participação com a apresentação do Bureau View do grupo Edelkoort, considerado um dos mais conceituados observatórios de sinais da moda do mundo. Com sede em Paris, o grupo presta consultoria em design e tendências às principais grifes, e sua executiva, Li Edelkoort, foi eleita pela revista Time como uma das 25 pessoas mais influentes no mundo da moda.

