São Paulo – A Etihad Airways, companhia aérea de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, divulgou nesta terça-feira (14) que obteve um faturamento de US$ 1,8 bilhão no terceiro trimestre deste ano, um aumento de 29% em relação ao mesmo período de 2013. Segundo comunicado da empresa, o desempenho foi resultado de um crescimento “acelerado” no número de passageiros e de cargas transportadas durante a temporada de verão no Hemisfério Norte.
A Etihad informou que 3,9 milhões de passageiros viajaram em seus aviões de julho a setembro, um acréscimo de 30% sobre o terceiro trimestre do ano passado. Foram transportadas 144,5 mil toneladas de carga, incluindo correio, um avanço de 9% na mesma comparação.
De acordo com a companhia, o crescimento do número de passageiros e do volume de cargas foi maior do que o ganho de capacidade que a frota teve no período. No caso do frete, por exemplo, o aumento da capacidade de carga foi de apenas 1% em relação ao período de julho a setembro de 2013.
No acumulado de janeiro a setembro, a empresa transportou 10,5 milhões de passageiros e movimentou 415 mil toneladas de carga. Segundo o comunicado, a Etihad caminha para obter seus melhores resultados anuais em 2014.
No terceiro trimestre, a companhia lançou rotas de Abu Dhabi para Yerevan, na Armênia, Perth, na Austrália, e Roma, e ampliou o número de voos para oito destinos, entre eles Dublin, na Irlanda, Atenas, na Grécia, e Chennai, na Índia. A rede da empresa conta com 110 rotas em operação ou a serem inauguradas, entre elas está um voo diário de São Paulo à capital dos Emirados.
A Etihad informou também que, além do “crescimento orgânico”, o desempenho foi fortalecido pelos acordos de código compartilhado (codeshare) com diferentes companhias, e pelas participações acionárias que ela tem em outras empresas aéreas. De acordo com o comunicado, tais parcerias adicionaram cerca de 1,1 milhão de passageiros aos voos da empresa árabe, um aumento de 41% sobre o terceiro trimestre de 2013, e US$ 352 milhões ao faturamento.
Em agosto deste ano, a Etihad anunciou a compra de 49% das ações da Alitalia, operação que ainda precisa de aprovação das agências reguladoras. A companhia tem participações também na Air Seychelles, Virgin Australia, Aer Lingus (Irlanda), Air Serbia, Jet Airways (Índia) e na alemã Airberlin. A empresa tem uma frota de 105 aviões e emprega quase 23 mil pessoas.
“Nosso foco em crescimento orgânico, parcerias de código compartilhado e investimentos minoritários em outras empresas aéreas segue produzindo resultados fortes, apesar da continuidade de desafios para o setor como a volatilidade dos preços do petróleo, instabilidade política e econômica, excesso de oferta no mercado e restrições de acesso”, disse o presidente da Etihad, James Hogan, segundo o comunicado.


