Túnis – O turismo movimentou mais de 3 bilhões de dinares na Tunísia de 1º de janeiro a 20 de setembro de 2018, um aumento de 48% sobre o mesmo período do ano passado. O valor equivale a quase 1 bilhão de euros, um crescimento de 28% na mesma comparação. A diferença de variação do faturamento nas duas moedas se dá em função da desvalorização do dinar tunisiano frente à moeda europeia.
As receitas já superam o total do ano passado, segundo a ministra do turismo do país, Salma Elloumi Rekiki. As informações foram publicadas pela agência de notícias Tunis Afrique Presse (TAP) nesta terça-feira (02).
A ministra falou sobre o tema em evento preparatório para a alta temporada de turismo no Saara e de festival no Sul do país. Ela destacou a importância das atrações saarianas para a diversificação da oferta turística na Tunísia.
De acordo com a TAP, assim como no turismo de praia, a procura pelo deserto tem aumentado. A região de Kebili, no Sul tunisiano, por exemplo, recebeu 105 mil visitantes de janeiro a agosto, um aumento de 38% sobre o mesmo período de 2017. O número também já é superior ao registrado em todo o ano passado.
Entre os festivais que vão ocorrer até o final do ano estão uma meia maratona internacional, em 21 de outubro, o Festival das Tâmaras, de 01 a 04 de novembro, o Festival de Corridas de Camelos, de 20 a 23 de dezembro, o Festival do Saara de Douz, de 20 a 23 de dezembro, e o Dia Mundial da Cultura Africana, em 26 de dezembro.