São Paulo – O Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa), Carlos Fávaro, estará na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos entre este sábado (29) e quinta-feira (03) para promover a produção sustentável do agronegócio nacional junto a investidores. O ministro lidera delegação composta de senadores e 26 empresários das áreas de proteína animal, investimentos agrícolas, certificação halal e tecnologia, além de equipe técnica da pasta.
A passagem do ministro pelos dois países árabes encerra uma viagem que começou no dia 21 de julho, com agendas também na Coreia do Sul e no Japão. Fávaro desembarca em Riad, a capital saudita, neste sábado, e fica na Arábia Saudita até a segunda-feira (31), quando parte para Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, com permanência até a quinta-feira (03).
De acordo com informações do Mapa, o ministério vem realizando uma agenda de promoção internacional da intensificação da produção sustentável do Brasil visando a atração de investimentos estrangeiros de fundos soberanos para ações de sustentabilidade ambiental, como a recuperação de áreas de pastagens de baixa produtividade, o que reflete em sequestro de carbono e produção de mais alimentos sem desmatamento.
Na Arábia Saudita, está na agenda de Fávaro reunião com o ministro do Meio Ambiente, Água e Agricultura, Abdulrahman Al-Fadley. Na programação empresarial estão seminário e reuniões com empresas sauditas. A delegação do ministério também tem encontro com a Saudi Food and Drug Authority (SFDA), autoridade sanitária.
Nos Emirados Árabes Unidos, a agenda inclui reunião com o Abu Dhabi Fund for Development, com os fundos de investimentos Abu Dhabi Investment Authority e Abu Dhabi Investment Council, além de seminário empresarial com a Câmara de Comércio de Abu Dhabi e encontro com representantes da empresa de agricultura Al Dahra. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira está apoiando a realização da agenda empresarial nos dois países.
O Mapa informa que levou o grupo de empresários para a missão porque a retomada dos laços fraternais e das boas relações diplomáticas do Brasil com o mundo tem, como principal aspecto, o fortalecimento de parcerias, cooperações técnicas e ampliação do fluxo comercial entre os países. “Os grupos empresariais que participam da missão podem demonstrar os aspectos de suas áreas de atuação e as possibilidades de mercado”, informa a pasta.
A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos foram, neste ordem, os principais destinos das exportações brasileiras no acumulado deste ano até junho no mercado árabe. Os sauditas importaram US$ 1,6 bilhão em produtos do Brasil no período, com o topo do ranking ocupado por produtos de agronegócio: carne de frango, açúcar, soja e seus produtos, milho e trigo. Já Emirados importaram US$ 1,4 bilhão em produtos, também tendo itens do agronegócio, como carne de frango e açúcar, como os dois principais.