São Paulo – O ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, conversou com o ministro de Estado de Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, sobre parcerias no setor agropecuário. Fávaro recebeu Al Zeyoud em Brasília nesta segunda-feira (14) em encontro para dar andamento às conversas iniciadas durante missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil ao país árabe no começo deste mês. Na foto acima, Al Zeyoudi e Fávaro (ao centro) com equipes e outras lideranças após reunião.
Segundo informações do Ministério da Agricultura e Pecuária, os Emirados já compram do Brasil carne bovina, de frango e açúcar, mas há espaço para ampliar a exportação de produtos brasileiros como frutas e realizar cooperações na área de tecnologia e inovação no agronegócio. De acordo com a pasta, a visita do ministro árabe é o ponto de partida para definição de uma agenda com essa finalidade.
Na missão do Mapa aos Emirados, que Fávaro liderou, um dos principais objetivos foi buscar investimentos para ações de sustentabilidade do agronegócio brasileiro. O ministro apresentou aos seus interlocutores no país o maior programa brasileiro sustentável, que pretende dobrar a área de produção de alimentos no Brasil sem desmatamento, recuperando até 40 milhões de hectares de pastagens pouco produtivas.
De acordo com o Mapa, Al Zeyoudi reafirmou o interesse de seu país em expandir as relações comerciais com o Brasil e disse que já está trabalhando para isso. Segundo o ministro árabe, há interesse de promover troca de tecnologia entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o órgão similar dos Emirados. Al Zeyoudi participou do lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo governo brasileiro.