São Paulo – A Fazenda Campo Verde, que tem sede na cidade paulista de Jarinu e trabalha com seleção e criação de ovinos, pretende entrar na área de abate e exportar. A empresa recebeu, na metade do ano, pedido de compra de carne do mercado saudita, mas não atendeu porque trabalha apenas com venda de matrizes e reprodutores. De acordo com o responsável por vendas, Lucas Heymeyer, a intenção é entrar, no futuro, no abate de ovinos e comercialização da sua carne.
"Mas o objetivo é primeiro fazer com que o projeto de genética dê certo", afirma Heymeyer, sem fazer previsões para o início das novas operações. A Fazenda Campo Verde funciona desde 2006 e mantém atualmente um plantel com três mil ovinos das raças Dorper e White Dorper. São vendidos ao ano, 300 matrizes e 300 reprodutores. Todos os animais vão para o mercado brasileiro, normalmente para fazendas que produzem ovinos para abate.
"Hoje não conseguimos nem suprir o mercado interno", afirma Heymeyer, lembrando que a produção fica abaixo da demanda apesar de a fazenda não fazer um trabalho de divulgação do consumo da carne de cordeiro. "O que tiver, vende", explica o responsável pela área. Ele afirma que a demanda pela carne de ovinos, apesar de ainda ser baixa, é crescente no Brasil. Atualmente é de 800 gramas por pessoa ao ano. Já em algumas regiões, como Juazeiro e arredores, na Bahia, é de 17 quilos per capita.
Um dos motivos para as vendas de ovinos criados no Brasil estarem em alta é que o Uruguai, tradicional fornecedor da carne ao País, passou a exportar para os Estados Unidos desde junho do ano passado, quando conseguiu abrir o mercado de lá. Com isso, abriu-se mais espaço para novos projetos de ovinos no próprio Brasil.
A Fazenda Campo Verde tem uma área de 600 hectares, dos quais 100 são usados para a criação dos animais. O negócio partiu das pesquisas do gerente do empreendimento, Carlos Vilhena Vieira, e começou com importação de genética sul-africana e da Namíbia, local de origem das raças Dorper e White Dorper. Desde que começou o trabalho de criação, os animais e a fazenda já ganharam vários prêmios, entre eles sete na Exposição Nacional da Raça Dorper de Uberaba, Minas Gerais, no ano passado.
Contato
Fazenda Campo Verde
Telefone: +55 (11) 2626-9493
Site: www.dorpercampoverde.com.br

