São Paulo – Conhecida por oferecer pratos com tempero brasileiro a preços acessíveis em locais de grande circulação de pessoas, como shopping centers, a rede de franquias de fast food Giraffas começa a investir no mercado internacional. O primeiro passo é a abertura de uma unidade em Miami, nos Estados Unidos, a ser inaugurada ainda em 2010. A iniciativa teve investimento total de US$ 1 milhão, feito pela própria empresa. Agora, a meta é abrir dez restaurantes nos próximos cinco anos.
“A próxima unidade será em Ciudad del Este, no Paraguai”, explica o diretor executivo do Giraffas, Cláudio Miccieli. Segundo ele, por enquanto o foco da rede no exterior estará nos Estados Unidos. E no mercado interno. “A meta do Giraffas é ultrapassar a marca de 400 restaurantes no Brasil até o fim de 2011”, afirma.
Em 2010, a previsão é concluir a abertura de 42 novos pontos no país. “Em São Paulo temos um mercado mais maduro, com 107 unidades. E queremos crescer com lojas de rua”, diz Miccieli. Entre os locais a serem trabalhados no Brasil, estão cidades de médio porte que são pólos em suas regiões, como Sinop, no Mato Grosso, e Parauapebas, no Pará. “Em setembro inauguramos um restaurante em Boa Vista, Roraima”, diz Miccieli.
O Giraffas tem hoje 320 restaurantes e oito quiosques, empregando um total de 7 mil funcionários. A rede faturou R$ 415 milhões em 2009, devendo faturar mais de R$ 500 milhões em 2010. Para 2011, a expectativa de investimentos é de R$ 20 milhões em campanhas institucionais e de marketing. Dentro da linha de atuação da empresa, de priorizar a culinária brasileira, 60% da receita da rede vem de pratos que combinam arroz, feijão e grelhados.
Assim como a Giraffas, um número cada vez maior de franquias nacionais tem investido no exterior. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 68 empresas brasileiras do ramo já atuam fora do país. Em terras estrangeiras, recomenda a ABF, as oportunidades são boas principalmente para segmentos como beleza e cosméticos e roupas esportivas. Os países árabes estão na mira da associação e são vistos como mercados promissores. O setor de franquias deve fechar 2010 com um desempenho 18,7% superior a 2009, o que representa um faturamento de R$ 65 bilhões.