São Paulo – A feira calçadista Couromoda começa nesta segunda-feira (13) e vai até quarta (15) no Expo Center Norte, em São Paulo. Segundo a organização da mostra, mais de 200 compradores internacionais vão comparecer por meio do programa Couromoda Exporter, iniciativa que oferece facilidades a empresários estrangeiros selecionados. Entre os países com representantes confirmados, estão grandes importadores do produto, como os Estados Unidos, maior mercado do Brasil no exterior.
A organização informou à ANBA que espera que importadores árabes visitem a feira maneira independente, como costuma ocorrer. “Esta quantidade de confirmados é excelente e um bom indicativo. Cabe lembrar que a maioria dos grandes ‘buyers’ mundiais acabam vindo para a feira por conta própria, sem se valer do nosso programa. Então, o número total de importadores deve superar a casa dos 1.200”, explicou em nota o diretor geral da Couromoda, Jeferson Santos.
No ano passado, o evento recebeu oito compradores de nações árabes e, em 2018, foram 10 representantes. Na edição de 2019 (foto acima), uma empresa de Dubai comprou 7 mil pares de sapatos na Couromoda.
Em 2019, as exportações de calçados brasileiros foram de 114,55 milhões de pares, aumento de 0,9% frente a 2018. A receita, no entanto, caiu 0,9%, fechando o ano em US$ 967 milhões em 2019. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
No mesmo comparativo, os Emirados Árabes Unidos, principal comprador entre os árabes, compraram 1,67 milhão de pares do produto brasileiro, volume 60,1% maior do que em 2018. A receita também cresceu, desta vez 17,7%, ficando em US$ 12,04 milhões.
Serviço
Couromoda – 47ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda
13 a 15 de janeiro
Das 9h às 19h
Expo Center Norte – São Paulo/SP
Mais informações: www.couromoda.com