Geovana Pagel
São Paulo – Matérias-primas brasileiras como açaí, pedrarias e palha de coco trançada, que podem ser aplicados em calçados e acessórios, serão apresentados pelo setor de componentes para calçados na Courovisão 2003, feira que começa hoje (15), nos Pavilhões da FENAC, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Os materiais, que serão expostos também em protótipos de bolsas e calçados, foram pesquisados pelos estilistas Fanny Littmann e Eduardo Motta, consultores da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Acessórios (Assintecal), durante a passagem do 5º Fórum de Design de Materiais para Calçados e Acessórios pelos pólos calçadistas de todo o país.
“É mais uma iniciativa da Assintecal para valorizar o artesanato brasileiro, proporcionando sua aproximação da cadeia produtiva e contribuindo para a consolidação de um design by Brasil”, ressalta o coordenador de Moda da Assintecal, Milton Killing.
Em sua quinta edição, o Fórum já esteve no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Ceará. Até o final de outubro, será apresentado, ainda, em Goiás e na Paraíba.
Foi do Nordeste que veio a maior parte dos materiais já identificados, como folha de carnaúba, semente de jarina, açaí, escama de peixe e palha de coco trançada.
Minas Gerais foi outro estado que contribuiu com um bom número de materiais, especialmente pedrarias. “Todos estes materiais estarão expostos, muitos deles em protótipos de bolsas e acessórios, para que designers, empresários e visitantes possam visualizar o aproveitamento destes produtos, que valorizam ainda mais o calçado brasileiro no mercado mundial”, enfatiza Killing.
A pesquisa tem o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex). A Courovisão termina na próxima sexta-feira, dia 17 de outubro.