Da redação
São Paulo – Será a realizada entre os dias 9 e 12 de junho, no Rio de Janeiro, a 3ª edição da Latinpharma, feira da indústria farmacêutica que vai reunir produtores e importadores do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), da Comunidade Andina (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) e do Chile.
O evento será promovido pela Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), pelo International Trade Center (ITC), que é a agência de cooperação técnica da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e da Organização Mundial do Comércio (OMC), e pelo centro para inovação e competitividade (CIC), entidade mantida por empresas brasileiras e que realiza pesquisas para o desenvolvimento tecnológico.
De acordo com informações da Apex, a feira será voltada para pequenas e médias empresas de toda a cadeia produtiva do setor, incluindo laboratórios, fornecedores de matéria prima, e serviços, importadores e distribuidores. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os participantes terão a oportunidade de conhecer os avanços tecnológicos do segmento, além de estreitar as relações comerciais entre os países da América do Sul.
"Só poderemos reverter o quadro deficitário do setor se ampliarmos o conhecimento dos avanços tecnológicos, os investimentos em capacitação, treinamento e inovação", disse o presidente da Apex, Juan Quirós, segundo sua assessoria.
De acordo com dados da Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma), a balança comercial do setor é deficitária para o Brasil. Nos últimos 12 meses as exportações somaram US$ 279,9 milhões e as importações US$ 1,5 bilhão.
A Latinpharma vai ocorrer às vésperas da 11ª Unctad, que será realizada entre os dias 13 e 18 de junho em São Paulo. As inscrições para a feira vão até o dia 4.
Contato
www.latinpharma.net/expo2004

