São Paulo – A arte do Egito está mais perto do público brasiliense. Até o dia 24 de abril, cerca de 30 peças de arte do país árabe estão expostas na 5ª edição da Feira Internacional de Negócios do Artesanato (Finnar), na capital federal.
"Fomos chamados como convidados especiais para a feira", conta o embaixador do Egito em Brasília, Ahmed Darwish. "A ideia é mostrar ao povo brasileiro a arte egípcia e seu artesanato", completa.
Entre as peças expostas estão caixas de jóias trabalhadas em marchetaria, com madeira e madrepérola; uma réplica do busto do faraó Tutancâmon; réplicas da escultura do pássaro Ibis, considerado sagrado pelos antigos egípcios; além de peças como incensários de cobre, cadeiras antigas e peças em prata.
"Há algumas peças com mais de 200 anos", destaca o embaixador. "Outras não são tão antigas, mas são únicas", completa. Segundo Darwish, que tem ido quase diariamente à feira, o evento também tem servido como uma "grande oportunidade de divulgar o turismo no Egito". Ele conta que tem distribuído brochuras em português sobre o turismo em seu país.
"As peças expostas fazem parte do acervo da embaixada do Egito em Brasília. De acordo com o embaixador, elas somam cerca de 80 itens.
A Finnar deste ano conta com mais de 300 expositores do Brasil e do exterior. Em sua última edição, o evento recebeu mais de 80 mil visitantes.
Serviço
Finnar
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília
Horários: das 15h às 22h durante a semana, e das 11h às 22h aos sábados, domingos e feriados
Entrada gratuita

