São Paulo – O estande brasileiro na feira Big 5, em Dubai, terá oito empresas de setores como pedras, esquadrias, cadeados e equipamentos elétricos. A Big 5 é a maior feira do setor de construção do Oriente Médio. A edição deste ano será realizada entre os dias 17 e 20 e o estande brasileiro na mostra, de 120 metros quadrados, é organizado em parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, afirmou que neste ano as empresas brasileiras ficarão no pavilhão das pedras, um local mais movimentado do que em edições anteriores, dentro do centro de exposições Dubai World Trade Center. “Antes, havia menos visitas no setor em que estávamos porque havia um fluxo menor de clientes. Agora, poderemos ter mais negócios, porque haverá uma presença maior de importadores. A afluência de visitantes ali é muito grande, de empresas que buscam diversos tipos de objetos”, afirmou Alaby, que se reuniu com a organização da feira para buscar um lugar melhor para as empresas brasileiras.
Entre as empresas que irão participar da mostra estão Pettrus, Marbrasa, Gail e Summit, de pedras; Ceusa, de revestimentos cerâmicos; Pado, de fechaduras e cadeados; Fame, de equipamentos elétricos; e a Real Esquadrias.
Esta será a terceira participação da Pettrus no evento. A empresa, que irá ocupar o espaço de três estandes, espera aumentar sua presença na região e fechar negócios durante a feira. O CEO da Pettrus, Maxwell Alcântara, afirma que a companhuia se preparou para entrar no mercado do Oriente Médio. Começou a visitar a Big 5 em 2005, se associou à Câmara Árabe e, em 2012, participou pela primeira vez. Voltou à Dubai no começo de 2013 e, depois, no fim do ano passado para participar novamente da Big 5. Agora, ele irá de novo ao evento com apostas cada vez maiores no mercado da região.
“Não tenho dúvida de que nossa participação neste ano será melhor do que nos outros períodos, pois agora estaremos no nosso setor dentro da feira e teremos a oportunidade de mostrar nosso produto aos clientes que procuram por rochas”, afirma. A Pettrus tem um representante em Dubai, que atende todo o Golfo. No entanto, os negócios da empresa na região ainda estão concentrados à Dubai e a Abu Dhabi. O executivo explica que seus contratos com os compradores locais não são de grandes volumes, pois ele trabalha com rochas exóticas, que são utilizadas geralmente para a decoração de espaços.
“Os clientes daquela região gostam muito das pedras nas cores brancas, marrom e verde. Dizem que não encontram este quartz branco em lugar nenhum do mundo”, afirma Alcântara. As pedras comercializadas pela Pettrus são extraídas de jazidas na Bahia, depois processadas em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo antes de ser exportadas.
Água quente
A fabricante de equipamentos elétricos Fame irá apostar em clientes de países africanos. De acordo com a trader da Fame, Maria Prado, esta é a primeira vez que a empresa participará da Big 5. “Nossa ideia é chegar aos clientes africanos, pois os fornecedores de Dubai abastecem a África”, diz.
Prado afirma que o foco da venda não são os países do Golfo porque neles a água do chuveiro é aquecida com gás, que tem custo muito baixo. Já nos países africanos, não há distribuição de gás como nas nações do Golfo e as pessoas ainda precisam tomar banho frio.
“Vamos levar o chuveiro elétrico para a feira. É um produto único, inventado no Brasil e produzido em escala aqui. É o sistema mais barato do mundo para esquentar água e é fácil de instalar. Nos países pobres a água é fria e o chuveiro elétrico faz sucesso nesses locais”, afirma.
Esta também é a primeira participação da Real Esquadrias. O gerente de Exportações da empresa, Gustavo Ludwig, afirma que a empresa planeja ampliar suas vendas ao exterior e já teve demandas de potenciais clientes árabes. A meta da companhia é aumentar a participação das exportações no faturamento dos atuais 5% para 30% em dois anos.
“Estamos indo para conhecer clientes, abrir mercado, colocar nossa marca lá e aumentar nossas exportações. Já tivemos demanda da região e sabemos que existe potencial lá. Atualmente, vendemos para América do Sul e Estados Unidos e sabemos que esta feira tem clientes importantes do Golfo e também da África”, disse Ludwig que irá apresentar a linha de portas de madeira maciça na Big 5.
Serviço
Feira Big 5
Entre 17 e 20 de novembro
Dubai – Emirados Árabes Unidos


