São Paulo – Após um intervalo de cinco anos, a Feira Internacional de Damasco voltará a ocorrer este ano. A 59ª edição do tradicional evento multissetorial, realizado anualmente desde sua primeira edição em 1954 – até uma forçada interrupção a partir de 2012 por causa da guerra – retorna de 17 a 26 de agosto, na capital da Síria.
Empresas brasileiras interessadas em participar do evento podem contatar a embaixada do Brasil em Damasco, segundo o diretor geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby. “É o momento de se apresentar novamente ao mercado sírio. O país tem carência em praticamente todos os setores”, afirma o executivo.
Quarenta empresas brasileiras já receberam o convite e estão estudando a participação. Destas, uma boa parte já exportou para a Síria em algum momento no passado. Alaby diz que existem oportunidades para diversos produtos – geradores de energia, tubos plásticos, material de construção, máquinas e equipamentos, equipamentos odontológicos e equipamentos para refino de açúcar foram citados pelo diretor.
“São produtos para reconstruir a Síria. Há inclusive necessidade de produtos para as obras de infraestrutura que o país precisa realizar”, afirma Alaby.
De acordo com o diretor geral da Câmara Árabe, há alternativas de pagamentos e transporte usando países terceiros, como o Líbano.
A edição deste ano da Feira Internacional de Damasco ocupará 83 mil metros quadrados e será realizada em local próximo ao aeroporto internacional, segundo informações enviadas pela organização. A exposição chegou a fazer parte do calendário oficial de feiras internacionais e o Brasil participava ativamente, com diversas empresas expondo e negociando seus produtos. Antes da guerra, o evento reunia mais de quatro mil expositores de quase 50 países.
Serviço
Feira Internacional de Damasco
De 17 a 26 de agosto
Mais informações na Embaixada do Brasil na Síria (atualmente em Beirute, no Líbano): (+9611 98-2158 ou brasemb.damasco@itamaraty.gov.br)