Da redação
São Paulo – Uma das principais feiras do mercado de frutas frescas, a Fruitlogistica 2004, realizada em fevereiro em Berlim, na Alemanha, contou com a presença de companhias de mais de 90 países. O Brasil levou 18 empresas que obtiveram US$ 12 milhões em negócios durante o evento.
A Renar Maçãs S.A, sediada em Fraiburgo, Santa Catarina, participou pela terceira vez da feira, que neste ano gerou US$ 5 milhões em negócios para a empresa. “O resultado da feira foi excelente. Representou um crescimento de 20% a 30%, em relação ao ano de passado”, comemora o vendedor para exportação, Verno Berhals Júnior.
De acordo com Júnior, além de vendas para os tradicionais mercados importadores das maçãs da Renar, como Alemanha, Holanda e Inglaterra, o evento também serviu para novos contatos com países asiáticos, como Bangladesch, Filipinas, China e Vietnã.
As 18 empresas brasileiras que participaram da Fruitlogistica foram: AGOL -Agropecuária Grande Oeste, AGRA – Produção e Exportação Ltda., Agrícola Fraiburgo S/A, Agropecuária Labrunier, Agropel Agrícola Ltda., Copa Fruit Importação e Exportação Ltda., Fruitfort Group, Fischer Fraiburgo Agricola Ltda., Gaia Importação e Exportação Ltda., Globalfruit, Indaia Exotic Import e Export Ltda., Itacitrus Comércio de Frutas Ltda., Nolem Comercial Importadora, Paulista Business Corporation, Renar Maçãs S.A., South Brazilian Fruit, Secchi Agrícola Imp. e Exp. Ltda.
Neste ano, a Fruitlogistica recebeu mais de 22 mil visitantes, um acréscimo de 39% em relação a 2003. A organização da feira contabilizou 1.112 expositores que apresentaram frutas e vegetais a importadores e exportadores, atacadistas, varejistas e executivos do mercado. A Frutilogistica 2005 acontecerá de 10 a 12 de fevereiro, também em Berlim.
Teceira maior produção do mundo
No Brasil, o mercado de frutas movimenta US$ 5,8 bilhões por ano, com uma produção de 34 milhões de toneladas – a terceira maior do mundo – e a geração de 5,6 milhões de postos de trabalho. Em 12 meses, o Instituto Brasileiro de Fruticultura (Ibraf) estima que os produtores brasileiros conseguirão alavancar negócios no valor de US$ 22 milhões em vendas.
Para Moacyr Saraiva Fernandes, presidente do Ibraf, as feiras são uma importante ferramenta de marketing. "Há a necessidade de demonstrar os produtos brasileiros do setor, nos mercados internacionais, uma vez que a demanda interna não suporta o crescimento da produção e apenas 1,4% do produzido é exportado", afirma Fernandes.
Segundo estatísticas divulgadas pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, a União Européia produziu 79 milhões de toneladas de frutas e vegetais no ano passado, com cerca de dois milhões de negócios engajados no cultivo e plantio de frutas e vegetais.
Isso gerou um volume de aproximadamente 33 bilhões de euros. Somente na Alemanha, existem cerca de 2,7 mil companhias no setor que comercializam 16 milhões de toneladas de frutas e vegetais, atingindo vendas de 18 bilhões de euros.

